ASSINE
search button

Chávez diz que ganhará eleições e dedica vitória a Fidel

Compartilhar

AFP

HAVANA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, dedicou a seu "pai revolucionário", Fidel Castro, a vitória eleitoral que pretende conquistar no domingo, uma vitória "que vai assombrar o mundo", segundo mensagem publicada neste sábado em Havana.

Chávez foi um grande ausente das celebrações, nesta semana, em Havana, pelos 80 anos de Fidel, organizados pela Fundação Guayasamín, à qual assistiram mais de 1,5 mil personalidades de 80 países.

- Em 3 de dezembro, o povo venezuelano vai comemorar e celebrar este cinqüentenário (do desembarco do iate Granma), sim, com uma grande vitória popular: uma vitória de uma qualidade e uma profundidade que vai assombrar o mundo - destacou Chávez, que acima da saudação, escreveu "Pai Revolucionário".

Chávez garante que "desde já, Fidel, te dedicamos esta vitória e a dedicamos, de todo coração, ao irmão povo cubano".

- Precisamos que continue dando a bela lição de inteireza e de fidelidade ao socialismo que tem sido e é a tua vida: dando exemplo de coragem, de audácia histórica e lucidez revolucionária - disse o presidente venezuelano, que enviou seu chanceler, Nicolás Maduro, às celebrações em homenagem a Fidel, em Havana.

Considerado por muitos o herdeiro de Fidel, Chávez afirma que "nossa América e o mundo precisam de ti para continuar impulsionando, como sempre, as novas ondas e os novos combates dos nossos povos".

Nas celebrações em Havana estiveram presentes os presidentes de Bolívia, Evo Morales, e Haiti, Rene Preval, bem como o presidente eleito da Nicarágua, Daniel Ortega.