ASSINE
search button

Líder republicano diz que não se candidatará à Presidência

Compartilhar

WASHINGTON - O líder da maioria republicana do Senado dos Estados Unidos, Bill Frist, confirmou nesta quarta-feira que não tentará a candidatura presidencial de seu partido em 2008, por considerar que sua temporada como político 'chegou ao fim'. Em comunicado, Frist, senador há 12 anos, assinalou que ele e sua mulher Karyn decidiram 'descansar da vida pública', para retornar a suas 'raízes profissionais', como médico.

Frist chegou ao Senado dos EUA em 1994, quando derrotou o democrata Jim Sasser, mas prometeu aos eleitores do Tennessee que só cumpriria dois mandatos.

- A curto prazo, retomarei minha missão médica no mundo todo, para ajudar aos que sofrem com pobreza, fome e guerra civil. Seguirei sendo uma voz firme para corrigir os problemas de nosso sistema de saúde - disse Frist.

As declarações de Frist põem fim às conjeturas sobre sua candidatura presidencial para 2008, a pouco mais de um ano da seleção de delegados para a convenção republicana.

A decisão de Frist amplia o espaço político para líderes republicanos como o senador John McCain; o governador de Massachusetts, Mitt Romney, e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani.