ASSINE
search button

Muçulmanos se opõem à construção de mesquita em Londres

Compartilhar

LONDRES - Mais de 2.500 muçulmanos britânicos assinaram um documento contra o projeto de construção da maior mesquita da Europa, nos arredores do futuro Parque Olímpico, no Leste de Londres. O projeto de mesquita, que inclui um jardim islâmico, uma escola e um espaço para orações para até 70 mil fiéis, foi criticado por uma grande parte da comunidade muçulmana, que teme a participação da seita ultra-ortodoxa conhecida como Tablighi Jamaat.

Os opositores argumentam que deixar que essa seita construa o complexo pode alimentar as tensões existentes dentro da comunidade. Segundo o jornal 'Evening Standard', muitos advertem que a mesquita poderia ser utilizada para o recrutamento de terroristas entre os mais jovens.

O Tablighi Jamaat prega uma interpretação muito rigorosa do Islã, supostamente adotada por extremistas e terroristas, algo que é negado por seus porta-vozes. Asif Shakoor, presidente dos amigos sunitas do bairro londrino de Newham, que iniciaram a campanha de recolhimento das assinaturas, assinala que todos os grupos muçulmanos têm que estar igualmente representados nesse lugar de oração.