ASSINE
search button

Irã promete ajuda total para segurança no Iraque

Compartilhar

TEERÃ - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que seu país fará o possível para ajudar a melhorar a segurança no vizinho Iraque, onde a tensão se agravou na semana passada devido ao pior atentado no país desde a invasão americana de 2003. Ahmadinejad fez a promessa no começo de uma visita do presidente iraquiano, Jalal Talabani, cuja viagem havia sido adiada em dois dias por causa do toque de recolher decretado depois da série de carros-bomba que matou 200 xiitas na quinta-feira em Bagdá. O toque de recolher foi suspenso na segunda-feira.

Os EUA estão sob pressão para discutir a situação do Iraque com o Irã. Autoridades americanas acusam Teerã de dar armas e apoio a grupos xiitas iraquianos. O Irã nega tal interferência.

- A nação e o governo iranianos vão definitivamente ficar ao lado de seu irmão, o Iraque, e qualquer ajuda que o governo e a nação do Irã possam dar para fortalecer a segurança no Iraque será dada - disse Ahmadinejad, segundo a agência iraniana de notícias Isna. (Reuters)