ASSINE
search button

Austrália alerta que militares fijianos preparam golpe de Estado

Compartilhar

EFE

SIDNEY - O ministro de Exteriores australiano, Alexander Downer, advertiu nesta sexta-feira que o chefe do Exército fijiano, Frank Bainimarama, prepara um golpe de Estado para depor o primeiro-ministro, Laisenia Qarase.

Por sua parte, o ministro da Defesa, Brendan Nelson, informou que a Marinha australiana tem três navios perto de Fiji para poder evacuar seus cidadãos no caso de um levante.

Bainimarama, que se encontra em visita privada à Nova Zelândia, disse à rádio australiana 'ABC' que rejeita que os líderes regionais se intrometam na política interna fijiana.

A queda-de-braço entre o Governo e o Exército em Fiji tem sua origem na exigência de Bainimarama de que a Administração retire do Parlamento dois projetos de lei.

Qarase retirou um dos dois documentos legislativos, o projeto de lei para anistiar aos líderes do golpe de 2000, mas assegurou que não isto representa uma concessão ao Exército.

O outro projeto, que segue adiante, garante a concessão de terras litorâneas aos fijianos indígenas.

Bainimarama, por sua parte, ignora todas as chamadas do Governo para que renuncie por sua ingerência nos assuntos políticos da nação, dando lugar a contínuos rumores de golpe de Estado desde o início deste mês.

O conflito tem suas raízes na rivalidade entre a comunidade indígena e a de origem indiana, e na difícil situação econômica.

Um total de 51% dos 906 mil habitantes de Fiji tem origem melanésia e polinésia, enquanto 44% são descendentes de indianos