ASSINE
search button

Pesquisa aponta queda de 8 pontos na popularidade de García

Compartilhar

LIMA - O nível de aprovação do presidente peruano, Alan García, caiu para 58,8% em novembro, cerca de 8 pontos a menos que em outubro, segundo uma pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira.

O último estudo da Universidade de Lima aponta que 27,1% dos pesquisados na capital peruana e na província de Callao desaprovou este mês a gestão de García, que assumiu a Chefia de Estado peruano em 28 de julho.

O nível de desaprovação do político social-democrata em novembro aumentou em 8 pontos com relação a outubro, quando foi de 19,4%, segundo o estudo.

O primeiro-ministro peruano, Jorge del Castillo, e a presidente do Congresso, Mercedes Cabanillas, ambos do governante Partido Aprista, obtiveram, em novembro, 53,4% e 60,4% de apoio popular, respectivamente, e nos dois casos foram registradas quedas de cerca de 6 pontos com relação ao mês anterior.

Além disso, 63,5% dos entrevistados se mostraram a favor e 33,7% contra a polêmica lei de controle e fiscalização das ONGs, aprovada recentemente pelo Congresso peruano, mas que está submetida a consultas.

No entanto, a pesquisa de opinião realizada em Lima e Callao, que concentram quase um terço da população peruana, revelou que apenas 21,2% das pessoas indagadas estão cientes dessa lei e 78,2% estão pouco ou nada informados.