ASSINE
search button

Museus Vaticanos superam os quatro milhões de visitantes

Compartilhar

EFE

CIDADE DO VATICANO - Os Museus Vaticanos superaram neste ano os quatro milhões de visitantes, batendo seu próprio recorde estabelecido ano passado, informaram hoje fontes do Vaticano.

No ano em que se completam cinco séculos de sua fundação, o museu superou 3.822.234 visitantes registrados em 2005, situando-o como o mais visitado da Itália e o quarto no mundo após o Louvre de Paris, o Metropolitano de Nova York e o Britânico de Londres.

Estes dados foram comunicados na palavra que o Papa Bento XVI concedeu hoje a todos os trabalhadores dos Museus Vaticanos, liderados por seu diretor, Francesco Bunarelli.

Bento XVI definiu os Museus Vaticanos como uma 'teologia de imagens' e um 'santuário de arte e fé' que representa uma grande responsabilidade 'do ponto de vista da mensagem cristã'.

No Grande Jubileu de 2000, o museu tinha chegado a níveis históricos de visitantes com 3,5 milhões de turistas e nos anos seguintes se manteve em torno deste número.

Durante este ano, as visitas aumentaram devido também às numerosas atividades que apresenta o museu para celebrar os cinco séculos transcorridos desde sua fundação durante o pontificado de Júlio II.

Entre estas atividades figura a exposição dedicada ao "Laocoonte', uma das esculturas mais famosas da História, comprada por Júlio II em 1506 e colocada em um pátio hexagonal do Vaticano, começando assim a coleção que formaria o museu.

Os museus, que ocupam boa parte das 1.400 salas dos Palácios Vaticanos, abrigam a maior coleção de arte antiga do mundo, além da Capela Sistina pintada por Michelangelo.