ASSINE
search button

Líder muçulmano quer que o papa diga que Islã é pacífico

Compartilhar

ANCARA - A principal autoridade religiosa da Turquia disse nesta quinta-feira que o papa Bento 16 deveria aproveitar a visita da semana que vem ao país para declarar que o Islã, assim como o Cristianismo, é uma religião de paz. O papa enfureceu os muçulmanos de todo o mundo em setembro ao sugerir, em palestra na Alemanha, que o Islã é uma religião manchada pela violência. Ele posteriormente lamentou a dor que provocou, mas não chegou a pedir desculpas.

- Acho que a atitude que o papa deveria adotar é a de que nem o Islã nem o Cristianismo são fontes de violência - disse Ali Bardakoglu, chefe do Diretório Regional de Ancara para Assuntos Religiosos, que controla os imãs turcos e escreve seus sermões.

- Acreditamos que todos os profetas enviados por Deus, de Moisés a Jesus e Maomé, são mensageiros da compaixão - afirmou à Reuters, numa entrevista em que atribuiu a violência religiosa a erros humanos.

- Acredito que o papa compartilha esta visão e que suas palavras serão pelos interesses da humanidade - disse ele. (Reuters)