ASSINE
search button

Dinamarca sairá do Iraque se Reino Unido fizer o mesmo

Compartilhar

EFE

COPENHAGUE - A Dinamarca retirará suas tropas do Iraque se o Reino Unido fizer o mesmo, anunciou nesta quinta-feira o ministro de Assuntos Exteriores dinamarquês, Per Stig Moeller, ao término de uma reunião da Comissão de Exteriores do Parlamento.

As declarações de Moeller foram feitas um dia depois de sua colega britânica, Margaret Beckett, afirmar que o Reino Unido poderia transferir o controle de várias províncias do sul do Iraque ao Governo do país árabe no primeiro semestre de 2007.

- Não se contempla que os britânicos deixem a área de Basra e nós fiquemos. Temos um acordo de colaboração com eles, portanto, seria uma situação anômala. Ajustaremos nossa contribuição à dos britânicos - disse Moeller.

A Dinamarca mantém cerca de 500 soldados no Iraque, a maioria no sul do país, na área de comando britânico.

O titular de Exteriores dinamarquês rejeitou, no entanto, os pedidos da oposição de divulgação do conteúdo da avaliação sobre a estratégia dinamarquesa no Iraque que o primeiro-ministro, Anders Fogh Rasmussen, anunciou em 25 de outubro.

Os porta-vozes de Exteriores do Partido Social-Democrata, Mogens Lykketoft, e do Radical Liberal, Niels Helveg Petersen, acusaram o Governo de não ter um plano próprio.

Moeller comunicou durante a reunião que o Governo dinamarquês solicitará à Comissão de Finanças do Parlamento uma verba extra de 50 milhões de coroas (6,7 milhões de euros) para atender uma demanda das autoridades iraquianas a respeito de despesas de administração.