ASSINE
search button

Cuba diz que EUA podem ter 'ação demente' no Iraque

Compartilhar

EFE

HAVANA - O vice-presidente do Centro de Estudos de Informação da Defesa de Cuba, Luis M. García, afirmou que qualquer "ação demente' do Governo dos Estados Unidos poderia ser esperada após o fracasso da Guerra do Iraque.

- A crise da guerra dos Estados Unidos no Iraque é evidente. A estratégia para a vitória fracassou - disse através de um artigo publicado nesta quinta-feira pelo jornal oficial 'Granma'.

- Entretanto, a Administração Bush não esgotou as medidas de força. Qualquer ação demente poderia ser esperada - declarou García.

Segundo o cubano, a chamada 'Estratégia Nacional para a Vitória no Iraque' de Washington resultou 'fraca' e 'a esperada vitória se torna cada vez mais incerta'.

A Guerra do Iraque foi fundamental nos resultados das últimas eleições nos Estados Unidos e 'não é muito difícil prever que o será, talvez com maior força, nas eleições presidenciais de 2008', afirmou García.

- Todos, tanto democratas como republicanos, buscarão potencializar o tema bélico, manipulá-lo e modelá-lo com o intuito de obter vantagens políticas - afirmou o especialista cubano.

- Chega a ser tão importante o significado que o conflito bélico iraquiano tem no cenário político dos Estados Unidos atual e para 2008 que poderiam ser adotadas medidas desesperadas para acabar com a resistência popular e apresentar um estado de paz a partir do silêncio dos túmulos - concluiu.