ASSINE
search button

Bachelet anuncia medidas contra a corrupção no Chile

Compartilhar

SANTIAGO DO CHILE - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou um pacote de medidas anticorrupção baseadas em três eixos: transparência, modernização do Estado e qualidade das políticas públicas.

- O Governo deve ser como um aquário que pode ser olhado de todos os lados - disse Bachelet ao fazer o anúncio. Nas últimas semanas, ela teve que enfrentar a revelação de um caso de corrupção no Subsecretariado de Esportes, ocorrido no ano passado, durante a Presidência de Ricardo Lagos.

O caso, que envolveu o suposto desvio de aproximadamente US$ 750 mil que seriam destinados a projetos esportivos e foram usados para campanhas nas eleições parlamentares, pôs a toda prova a união da Concertação, coalizão de centro-esquerda que governa o Chile desde 1990.

O escândalo, no qual há já quatro detidos, envolveu dirigentes e parlamentares do Partido pela Democracia (PPD, social-democrata) e da Democracia Cristã.

No ato de promulgação, como lei nacional, da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, Bachelet assumiu o 'compromisso' de acabar com esses casos. O escândalo, disse, envolveu 'fatos que provocaram indignação' em todos que têm 'vocação de serviço aos outros'.