ASSINE
search button

Atentados de Cidade de Sadr estão entre os mais brutais no Iraque

Compartilhar

BAGDÁ - Os atentados com três carros-bomba e ataques com morteiros que aconteceram em Cidade de Sadr, em Bagdá, que mataram pelo menos 143 pessoas e feriram outras 225, fizeram desta quinta-feira um dos dias mais sangrentos desde a invasão americana do Iraque.

O mais violento em matéria de atentados foi 2 de março de 2004, quando 181 pessoas morreram em uma série de ataques suicidas quase simultâneos - cinco em Karbala e quatro em Bagdá -, que coincidiu com a celebração da Ashura xiita.

Até agora, a ação terrorista mais sangrenta ocorreu em 28 de fevereiro de 2005, quando 125 pessoas morreram em conseqüência da explosão de um carro-bomba em frente a um centro médico na cidade de Hilla, ao Sul de Bagdá.

Esta é a relação de atentados mais sangrentos registrados no Iraque desde que os EUA consideraram encerradas as operações militares nesse país, no dia primeiro de maio de 2003:

2003

- 29 de agosto.- Pelo menos 85 pessoas morrem, entre elas o aiatolá Hakim, principal líder xiita, na explosão de um carro-bomba junto à mesquita do Imã Ali, em Najaf.

- 27 de outubro.- Pelo menos 57 pessoas morrem e cerca de 240 ficam feridas em Bagdá, onde uma ambulância carregada de explosivos bate na sede do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e quatro carros-bomba destroem delegacias de Polícia.

2004

- 1º de fevereiro.- Dois terroristas suicidas causam a morte de pelo menos 105 pessoas nas sedes dos dois principais partidos curdos em Erbil (Curdistão iraquiano).

- 10 de fevereiro.- Pelo menos 53 pessoas morrem na explosão de um carro-bomba em frente a uma delegacia em Iskandariya, ao sul de Bagdá.

- 11 de fevereiro.- A explosão de um carro-bomba em frente a um centro de recrutamento militar em Bagdá deixa pelo menos 47 mortos e uma centena de feridos.

- 2 de março.- Uma série de atentados suicidas quase simultâneos - cinco em Karbala e quatro em Bagdá - causa a morte de pelo menos 181 pessoas, no dia da Ashura xiita.

- 21 de abril.- Pelo menos 73 pessoas, entre elas mais de uma dezena de crianças e adolescentes, morrem em atentados suicidas em Basra e em uma localidade próxima.

- 28 de julho.- Um carro-bomba explode junto a uma fila de pessoas que pleiteavam um emprego de policial em Baquba, deixando 70 mortos.

- 14 de setembro.- Pelo menos pessoas 47 morrem na explosão de um carro-bomba em frente a uma delegacia em Bagdá.

- 30 de setembro.- A explosão de um carro-bomba nas proximidades de uma aglomeração de pessoas que participavam da abertura de uma estação de bombeamento de água em Bagdá deixa 42 mortos, entre eles 35 crianças.

- 9 de novembro.- Uma série de atentados contra três delegacias de Baquba deixa pelo menos 45 mortos.

- 19 de dezembro.- A explosão de dois carros-bomba próxima aos santuários mais venerados pelos xiitas iraquianos em Najaf e Karbala causa a morte de pelo menos 62 pessoas.

2005

- 28 de fevereiro.- Pelo menos 125 pessoas morrem na explosão de um carro-bomba em frente a um centro médico de Hilla.

- 10 de março.- Um suicida mata 47 pessoas e fere outras 90 ao acionar explosivos que traz junto a seu corpo em um funeral xiita em Mossul.

- 4 de maio.- Mais de 60 pessoas morrem e uma centena fica ferida quando um suicida detona a carga de explosivos que traz junto a seu corpo em frente a um centro de recrutamento de policiais em Erbil (Curdistão iraquiano).

- 16 de julho.- Morrem 98 pessoas e 152 ficam feridas quando um suicida detona uma carga explosiva junto a um caminhão de combustível em al-Musayeb.

- 14 de setembro.- Morrem pelo menos 113 pessoas e 162 ficam feridas na explosão de um carro-bomba no bairro xiita de Kadhimiya, ao norte de Bagdá.

- 29 de setembro.- Três ataques suicidas com carros-bomba em Balad deixam pelo menos 65 mortos.

- 18 de novembro.- Pelo menos 83 pessoas morrem em um duplo atentado suicida contra diferentes mesquitas em Janakin.

2006

- 5 de janeiro.- Mais de cem pessoas perdem a vida e dezenas ficam feridas em dois atentados suicidas na cidade santa xiita de Karbala e em Ramadi, reduto insurgente.

- 7 de abril.- Pelo menos 71 mortos e 158 feridos em um duplo atentado suicida contra uma mesquita xiita de Bagdá.

- 17 de junho.- Vários ataques quase simultâneos em Bagdá e arredores deixam pelo menos 43 mortos.

- 1 de julho.- Morrem 66 pessoas na explosão de um caminhão carregado de explosivos em Cidade de Sadr.

- 18 de julho.- Pelo menos 57 morrem e 92 ficam feridos quando um suicida explode um carro-bomba em Kufa.

- 13 de agosto.- Pelo menos 76 pessoas morrem em um quádruplo atentado em um bairro do sudeste de Bagdá em que foram utilizados um carro-bomba, uma motocicleta pilotada por um suicida, duas cargas explosivas e um foguete Katyusha.