ASSINE
search button

Apesar da tensão política, Morales fará viagens

Compartilhar

Reuters

LA PAZ - O presidente boliviano, Evo Morales, iniciará no domingo visitas à Holanda, Nigéria e Cuba, apesar de não contar com a autorização da oposição, informou o vice-presidente do país na quinta-feira em meio à obstrução política que paralisa o Senado da Bolívia.

Os parlamentares da oposição não participaram na quinta-feira da sessão do Congresso para autorizar as viagens presidenciais, porque reclamam do partido governista, Movimiento Al Socialismo (MAS), a vigência da necessidade de dois terços dos votos para a aprovação da nova constituição, patrocinada por Morales.

O governo boliviano disse que as viagens têm por objetivo buscar cooperação econômica e recursos para o setor agropecuário.

- Não houve quórum regulamentar, mas ainda assim o presidente Morales cumprirá sua agenda de viagens, embora voltará da África para só depois ir a Cuba, porque (segundo a constituição) não pode ficar ausente do país por mais de cinco dias - explicou o vice-presidente, Alvaro García Linera, a jornalistas.