ASSINE
search button

Número de turistas internacionais aumentou 6% em 2018, a 1,4 bi

Compartilhar

O número global de turistas internacionais aumentou 6% em 2018, a 1,4 bilhão - aponta a Organização Mundial do Turismo (OMT) em nota divulgada nesta segunda-feira (21).

A OMT, cujo estudo inclui os turistas internacionais que pernoitam na localidade visitada, comemorou o fato de a alta estar "claramente acima do crescimento de 3,7% da economia mundial".

Essa alta foi impulsionada, principalmente, pela Europa meridional e mediterrânea (+6% a 713 milhões de turistas), pelo Oriente Médio (+10% a 64 milhões) e pela África (+7% a 67 milhões), relatou essa agência da ONU com sede em Madri, em um comunicado.

O turismo "é hoje um dos motores mais poderosos de crescimento econômico e desenvolvimento global", disse Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, citado no comunicado.

Portanto, ele deve ser gerenciado de maneira "sustentável" para que se traduza em "benefícios reais para todos os países e todas as comunidades, criando oportunidades de emprego e empreendedorismo e não deixando ninguém para trás", disse ele.

Para 2019, a OMT espera que o crescimento dos turistas internacionais fique entre 3 e 4%, "mais em linha com as tendências históricas de crescimento".

av/du/mg/zm/tt

Tags:

Espanha | OMT | turismo