ASSINE
search button

Trump destaca sua 'audaciosa' estratégia de paz com Coreia do Norte

John Moore/Getty Images/AFP -
Trump discursa na 73ª Assembleia Geral da ONU
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou nesta terça-feira (25), em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, sua "audaciosa" estratégia em relação à Coreia do Norte.

Trump advertiu, porém, que as sanções internacionais contra Pyongyang "continuarão até a desnuclearização" da península coreana. Há apenas um ano, nessa mesma tribuna, Trump havia atacado o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e ameaçado "destruir totalmente" a Coreia do Norte.

No caso sírio, prometeu "uma resposta", se Damasco voltar a usar armas químicas e denunciou o "caos" semeado por seus governantes.

"Saqueiam os recursos de sua nação", disse Trump, referindo-se ao Irã, país aliado do presidente Bashar al-Assad, como uma "ditadura corrupta".

Segundo ele, seus líderes "semeiam o caos, a morte e a destruição".

Trump, que decidiu abandonar o acordo nuclear com Teerã, convocou a comunidade internacional "a isolar o regime iraniano". Disse ainda que os Estados Unidos darão ajuda financeira "apenas aos nossos amigos".

"Vamos examinar o que está funcionando, o que não está funcionando, e se os países que recebem nossos dólares e nossa proteção também têm nossos interesses no coração", afirmou.

"Vamos dar ajuda estrangeira apenas aos que nos respeitam e são, sinceramente, nossos amigos", insistiu.

No plano econômico, após afirmar que o desequilíbrio comercial com a China "não pode ser tolerado", pediu aos países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que reduzam seus preços.

jca-fff/lbc/dga/tt