ASSINE
search button

Filho do ex-presidente de Angola é preso por suspeita de corrupção

Compartilhar

A Justiça angolana deteve nesta segunda-feira (24) um dos filhos do ex-presidente José Eduardo dos Santos, acusado em um vasto caso de desvio de dinheiro, no contexto de processos contra o antigo regime lançados pelo novo chefe de Estado, João Lourenço.

Denunciado em março, José Filomeno dos Santos, ex-chefe do fundo soberano angolano, é o primeiro membro da família do ex-presidente José Eduardo dos Santos a ser detido. Seu pai deixou o poder no ano passado.

"Por causa da complexidade e da gravidade dos fatos para garantir a investigação", o Ministério Público decidiu aplicar aos acusados a detenção preventiva, anunciou o procurador-geral, Alvaro Da Silva João.

O empresário angolano-suíço Jean-Claude Bastos de Morais, próximo ao filho do ex-presidente, que administrou o fundo soberano, também foi detido.

Apelidado Zenu, José Filomeno dos Santos é procesado por "fraude, desvio de fundos, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e associação criminosa" com outras personalidades, entre elas o ex-governador do Banco Central, Valter Filipe da Silva.

Segundo o Ministério angolano das Finanças, o filho de Dos Santos é suspeito de ter realizado uma enorme fraude quando dirigia o fundo soberano.