ASSINE
search button

EUA querem estreitar regras para concessão de 'green cards'

Compartilhar

O governo americano quer negar a residência permanente aos imigrantes que se beneficiam de políticas públicas como tíquetes-alimentação, ou auxílio-moradia - informou o Departamento de Segurança Interna no sábado (23).

Na campanha eleitoral de 2016, o presidente Donald Trump prometeu dificultar a imigração para os Estados Unidos, assim como reduzir o número de concessões de "green cards" no país.

O DHS explicou que, sob a nova proposta, ser um atual, ou ex-receptor, de certas ajudas sociais será considerado "um fator de peso altamente negativo" para considerar uma solicitação de "green card", o visto de residência permanente nos Estados Unidos.

"A regulamentação proposta instrumentará uma lei aprovada pelo Congresso que busca promover a imigração autossuficiente e proteger os recursos finitos, assegurando que não se tornem cargas para os contribuintes americanos", afirmou a secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen.

Hoje, já se pede aos imigrantes que se candidatam ao "green card" que provem que não serão "uma carga pública".

A nova norma inclui um amplo espectro de benefícios não monetários que poderiam contar negativamente, como tíquetes-alimentação, auxílio-moradia e descontos em receitas médicas para população de baixa renda.

De acordo com o DHS, a norma afetaria pouco mais de 382.200 imigrantes que solicitam "green card" todo o ano.

ska/hg/yow/tt