ASSINE
search button

Na França, ativistas denunciam projeto da Total no Brasil

AFP/ SEBASTIEN SALOM GOMIS -
Na França, ativistas denunciam projeto da Total no Brasil
Compartilhar

Militantes ambientalistas mancharam várias fontes de preto na França, neste sábado (22), para denunciar um projeto da petroleira francesa Total no litoral do Brasil, que ameaça - segundo a organização do protesto - um recife de corais "único", localizado na foz do Amazonas.

"O recife da Amazônia não é uma fonte de petróleo", pode ser lido nos cartazes colados por militantes do Greenpeace e da ANV-Cop21 nas fontes de cerca de 30 cidades francesas.

Macaque in the trees
Na França, ativistas denunciam projeto da Total no Brasil (Foto: AFP/ SEBASTIEN SALOM GOMIS)

Em três delas, Paris, Nantes e Grenoble, os ativistas despejaram carvão de coco na água, deixando o conteúdo das fontes preto.

"A Total insiste em encontrar petróleo (...) há ecossistemas, joias de diversidade para preservar. Não estamos mais na era do petróleo, é a era da transição", disse à AFP Edina Ifticene, chefe da campanha do Greenpeace.

O grupo petroleiro francês deve apresentar uma nova versão de seu estudo de impacto ambiental para as autoridades brasileiras.

No final de maio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) voltou a pedir à Total para revisar seu projeto, considerando que os estudos de impacto ambiental eram "insuficientes".

O grupo assegura que os riscos mencionados pelos defensores do meio ambiente "não existem".

abd/ial/swi/pa/age/ap/tt