ASSINE
search button

'Trump está com vocês', diz presidente em áreas devastadas por Florence

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, percorreu nesta quarta-feira (19) regiões do sudeste do país devastadas pelo furacão Florence, em muitos casos ainda debaixo d'água, onde dividiu comida e prometeu "100%" de ajuda federal.

"Washington está com vocês. Trump está com vocês. Todos estamos com vocês e 100% e superaremos isso", declarou o presidente na sede de operações de emergência em Conway, na Carolina do Sul.

Ao iniciar a sua visita na base militar de Cherry Point, Carolina do Norte, cerca de 30 quilômetros do local onde o furacão tocou terra na última sexta-feira, o presidente destacou a magnitude do desastre. "As inundações são históricas, difíceis de acreditar".

"Estamos nos preparando para enviar um monte de dinheiro para a região. Eles precisarão. Nós temos isso e forneceremos".

Trump, magnata do setor imobiliário com hotéis e clubes ao redor do mundo, aproveitou sua visita para perguntar sobre a zona de Lake Norman, perto de Charlotte, onde possui um campo de golfe. "Eu adoro esta área, eu não posso dizer o motivo, mas adoro", comentou quando uma autoridade lhe disse que a área não havia sido afetada.

Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia foram os estados mais atingidos pelo Florence, que causou inundações "catastróficas" de acordo com as autoridades, e danos que poderão chegar a bilhões de dólares. Ao menos 37 pessoas morreram pela tempestade, entre elas várias crianças, segundo um balanço provisório.

"Nunca esqueceremos os seus mortos, estaremos sempre ao lado de vocês", garantiu Trump às famílias das vítimas.

O presidente, que visitou o Texas no ano passado depois do furacão Harvey, e Porto Rico, devastado pelo furacão Maria, foi criticado recentemente por questionar o boletim oficial de quase 3.000 mortos nesse território americano no Caribe.

Florence "é um dos furacões mais potentes e devastadores que atingiram o país", declarou Trump, parabenizando os mais de 20.000 militares federais e voluntários que participaram dos resgates.

A Carolina do Norte, que sofreu com o furacão Matthew em 2016, foi a região mais afetada pelo Florence.

"Nosso estado foi atingido no estômago, senhor presidente, e nosso pessoal ainda está cambaleando", disse Roy Cooper, governador da Carolina do Norte, onde mais de 10 mil pessoas ainda estão em abrigos.

Cooper informou a Trump que muitos agricultores perderam suas plantações, há empresas que fecharam e muitos perderam suas casas. Além disso, revelou que várias estradas ainda estão inundadas e milhares de pessoas seguem sem eletricidade.

"Foi enorme, desastroso e generalizado. Foi uma tempestade como nenhuma outra", declarou em entrevista coeltiva.

Junto ao governador, Trump distribuiu comida aos moradores da Carolina do Norte, aos quais perguntou como estavam.

"Estamos dando muita ajuda a vocês", assinalou o presidente a um morador, enquanto caminhava por New Bern, cidade costeira parcialmente inundada pelo aumento do nível do rio Neuse.

Trump parou diante de uma casa e perguntou ao proprietário se a embarcação que estava no jardim era sua. "Ao menos é um bom barco", respondeu quando o homem lhe disse que não.

Nas Carolinas, onde algumas partes receberam até um metro de chuva, muitos rios transbordaram e em alguns ainda não foi alcançado o máximo de aumento esperado.

Embora o sol brilhasse nesta quarta-feira, as autoridades enfatizaram que os riscos persistem.

"Infelizmente, as inundações em algumas áreas continuarão por vários dias", alertou o serviço meteorológico nacional no Twitter.

Mais de mil estradas permanecem fechadas na Carolina do Norte devido a inundações, informou o Departamento de Transportes do estado.

"As águas continuam a subir; 2.200 pessoas foram resgatadas", indicou.

A lenda do basquete Michael Jordan, natural da Carolina do Norte, anunciou uma doação de 2 milhões de dólares para a recuperação do estado.

A ex-estrela do Chicago Bulls cresceu em Wilmington, muito perto de onde Florence chegou, e estudou na Universidade da Carolina do Norte. "Wilmington é realmente minha casa", disse Jordan. "Quando se trata de sua casa, é difícil de engolir".