ASSINE
search button

Israel envia delegação a Moscou sobre avião russo abatido na Síria

Compartilhar

Uma delegação israelense viajará a Moscou nesta quinta-feira para apresentar as conclusões de sua investigação sobre o avião russo abatido acidentalmente pela defesa antiaérea síria durante um bombardeio israelense.

A delegação, liderada pelo general Amikam Norkin, comandante da Força Aérea, apresentará "um relatório [...] sobre todos os aspectos" do incidente, informou o Exército hebreu em um comunicado.

"Também mostrará as contínuas tentativas do Irã de transferir armas estratégicas à organização terrorista Hezbollah e de estabelecer uma presença militar iraniana na Síria".

Norkin estará acompanhado principalmente de funcionários dos serviços de Inteligência.

Na segunda-feira, um avião russo foi abatido por engano pela defesa antiaérea síria, o que provocou a morte de seus 15 tripulantes, no momento em que Israel atacava depósitos de munições na província síria de Latakia (noroeste).

Os russos acusaram inicialmente os pilotos israelenses de utilizar o avião russo como escudo para os disparos sírios, o que Israel negou.

Na terça-feira, o presidente russo, Vladmir Putin, considerou o incidente como "uma série de circunstâncias acidentais trágicas", mas disse ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que "tais operações da força aérea israelense violam a soberania síria".

Nos últimos meses, os israelenses multiplicaram seus ataques contra tropas iranianas na Síria, insistindo que não permitirão que a República Islâmica utilize o território sírio como trampolim para ataques a Israel.

jjm/cgo/lr