ASSINE
search button

Argentino amigo do Papa e que visitou Lula é preso

MTE reprodução -
Juan Grabois (ao centro) após ser detido na Argentina
Compartilhar

Um dos líderes do movimento social Confederação dos Trabalhadores da Economia Popular (Ctep), Juan Grabois, amigo do papa Francisco, foi detido nesta quarta-feira (19) enquanto participava de uma manifestação em Buenos Aires.

O ato acontecia em frente a uma delegacia e pedia a liberdade de militantes do Movimento de Trabalhadores Excluídos (MTE). Segundo os manifestantes, a polícia reprimiu o protesto violentamente, com balas de borracha e gás de pimenta.

Macaque in the trees
Juan Grabois (ao centro) após ser detido na Argentina (Foto: MTE reprodução)

Grabois, que é advogado, foi liberado algumas horas depois e disse ter sido detido "de forma arbitrária, com golpes e insultos", devido a seu "posicionamento político". O ativista é próximo da ex-presidente Cristina Kirchner, que é rival do atual mandatário do país, Mauricio Macri.

Nos ambientes católicos de Buenos Aires, asseguram que Grabois é um dos homens de maior confiança do papa Francisco no país, fruto de uma relação nascida em 2005, ao ponto de o advogado ter ocupado um cargo de assessor do Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz, órgão extinto em 2017.

Rosário para Lula

Em junho deste ano, o argentino ganhou notoriedade no Brasil ao levar a Luiz Inácio Lula da Silva um rosário supostamente enviado pelo próprio Jorge Bergoglio.