ASSINE
search button

Israel lamenta a morte de russos do avião derrubado

Compartilhar

Israel expressou sua tristeza nesta terça-feira, após a morte de quinze tripulantes de um avião militar russo derrubado por engano pela defesa aérea síria durante um ataque aéreo israelense e culpou o regime de Damasco e do Irã.

"Israel expressa sua tristeza pela morte da tripulação do avião russo que foi abatido ontem à noite pela defesa antiaérea síria", informou a Força Aérea de Israel em um comunicado.

O avião de reconhecimento da Rússia que desapareceu dos radares sobre o Mediterrâneo foi derrubado pela defesa antiaérea síria, anunciou nesta terça-feira o exército russo, que acusou Israel de bombardeios "hostis" contra a Síria e ameaçou com represálias.

"O Il-20 foi abatido por um sistema de mísseis S-200 do exército sírio na segunda-feira, o que provocou a morte dos 15 membros da tripulação", anunciou o ministério russo da Defesa.

O porta-voz do exército russo, Igor Konashenkov, acusou Israel de ser responsável pelo incidente, ao executar uma operação armada contra Latakia, reduto na Síria do presidente Bashar al-Assad, sem ter alertado Moscou.

Konashenkov afirmou que o comando militar israelense "não informou" que executaria a operação e a anunciou Moscou menos de um minuto antes do ataque, o que "não permitiu levar o avião Il-20 para uma zona segura".

Também acusou os pilotos dos F-16 israelenses de deliberadamente colocar o avião russo em perigo, ao camuflar-se em seu sinal de radar, colocando assim o Il-20 "sob o fogo da defesa antiaérea síria".

O avião Ilushin-20 desapareceu dos radares na segunda-feira à noite a 35 km da costa síria, durante um ataque aéreo de quatro F-16 israelenses contra infraestruturas da província síria de Latakia.

mjs/pa/mb/cn