ASSINE
search button

Os pobres do Brasil e as eleições

Compartilhar

A Arquidiocese do Rio de Janeiro divulgou nota sobre o encontro do Cardeal Orani Tempesta com candidatos a prefeito do Rio, destacando que é dever da Igreja Católica despertar nos cidadãos seu dever cívico e orientar para que escolham seus candidatos de acordo com seus princípios MORAIS e ÉTICOS.

Veja a nota:

"Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2016

A Arquidiocese do Rio de Janeiro esclarece que o seu arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta, recebeu candidatos a Prefeito da Cidade em visita protocolar, fato que ocorre em todas as eleições, não havendo distinção ou privilégio a qualquer candidato que deseje compartilhar sua plataforma eleitoral com a Igreja Católica.

Esta se posiciona como organismo apartidário, enaltecendo os princípios que regem uma legítima democracia e assegurando a sua plena realização, mantendo o respeito pelo direito de consciência que cada fiel católico tem.

É dever da Igreja Católica despertar nos cidadãos seu dever cívico e orientar para que escolham seus candidatos de acordo com seus princípios morais e éticos.

Em respeito a cada cidadão a Arquidiocese do Rio de Janeiro e seus sacerdotes jamais interferirão no exercício legítimo de cada consciência diante da situação política.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese do Rio de Janeiro"

                                                           ***

O Cardeal Orani Tempesta recebeu o candidato a prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) e sua senhora, Sylvia Crivella, e o candidato a prefeito Pedro Paulo (PMDB), que estava acompanhado do ex-chefe do cerimonial do ex-governador Sérgio Cabral e candidato a vereador, senhor Luiz Carlos Pugliasi (PP).

                                                           ***

No dia 3 de setembro, o Papa Francisco abençoou um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Em seu pronunciamento, o Pontífice manifesta a sua grande preocupação com o abandono da pobreza brasileira.

"Convido-os a rezar para que ela continue protegendo todo o Brasil, todo o povo brasileiro, neste momento triste. Que ela proteja os pobres, os descartados, os idosos abandonados, os meninos de rua. Que proteja os descartados que se encontram nas mãos dos exploradores de todo tipo. Que ela salve o seu povo, com a justiça social e o amor de seu Filho, Jesus Cristo”.                                        

                                                           ***

>> Confira aqui o áudio de telefonema do prefeito Eduardo Paes divulgado em março deste ano 

                                                           ***