ASSINE
search button

Quantos estrangeiros há no país? Ninguém sabe, ninguém viu...

Compartilhar

Um mistério ronda a cidade do Rio de Janeiro às vésperas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. Quantos são os turistas estrangeiros no país? Resposta: não há resposta, ninguém sabe, nem mesmo os órgãos oficiais responsáveis pela entrada de cidadãos não-brasileiros no país ou aqueles que trabalham com esse tipo de dado.

O Jornal do Brasil entrou em contato com o Ministério do Turismo, ainda sem um titular, e a assessoria de comunicação da pasta informou, simplesmente, que não tem em seu poder tal informação. A mesma assessoria sugeriu contato com a Polícia Federal, responsável por esse tipo de controle. A PF também não sabe quantos turistas estrangeiros chegaram ao Brasil nos últimos dias.

O JB resolveu, então, apelar para órgãos locais. Via Prefeitura do Rio, a consultada foi a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, mais conhecida como Riotur. Apesar de receber a grande maioria dos estrangeiros, a Riotur sequer soube "chutar" alguma estimativa de quantos são os que já estão na cidade para a Olimpíada. Por fim, consultamos a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), do Rio de Janeiro. Sem respostas.

Com chefes de Estado de diversos países presentes no país e a promessa de um esquema de segurança impecável, tal a magnitude do evento internacional, as instituições públicas sequer têm conhecimento de quem e quantos são os presentes no Brasil. A informação destes órgãos é a mesma que a imprensa possui há meses: expectativa de 350 mil estrangeiros no país. E nada mais. Em suma: ninguém sabe, ninguém viu.