ASSINE
search button

Lula é novo ministro da Casa Civil, diz deputado José Guimarães

Compartilhar

O líder do governo na Câmara Federal, deputado José Guimarães (PT), afirmou em sua conta no Twitter que o ex-presidente Lula vai assumir a Casa Civil. 

"Ministro Wagner no dia do seu aniversário mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil! Lula novo ministro da pasta!"

O governo ainda não fez um pronunciamento oficial.

O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff retomaram, pouco antes das 9 horas desta quarta-feira (16), no Palácio da Alvorada, a reunião na qual discutiriam a possível nomeação de Lula para um dos ministérios do governo. 

Na terça-feira, a reunião entre Dilma e Lula foi interrompida após mais de quatro horas, por volta das 23h30, sem uma definição sobre a ida de Lula para um ministério do governo. 

A ida de Lula para o governo melhoraria o poder de negociação num momento de grave crise política, na opinião de líderes do PT e parlamentares da bancada no Congresso. Outra corrente afirma que seria uma forma de o ex-presidente evitar a prisão, devido ao foro privilegiado, o que prejudicaria ainda mais a imagem do governo. Contudo, o fato de o Supremo Tribunal Federal já ter julgado e condenado petistas com foro privilegiado tira a força do argumento de que Lula estaria tentando evitar uma possível condenação.

Mudanças em vista no comando do Banco Central

Especula-se que a chegada do ex-presidente Lula ao governo de Dilma sinaliza para outras mudanças. Uma delas seria a troca do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, por Henrique Meirelles, que já esteve no comando da instituição durante o governo Lula.

Há receio de Tombini a uma possível guinada na política econômica, cujo teor seria a redução da taxa de juros e a venda de parte das reservas internacionais, que hoje totalizam US$ 372 bilhões, para investimentos e pagamento da dívida pública.

>> Ministério: Lula e Dilma retomam reunião nesta quarta-feira