ASSINE
search button

Com provável ida de Barbosa para a Fazenda, Schymura é cotado para assumir Planejamento

Ele é o diretor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas 

Compartilhar

Com a iminente saída de Joaquim Levy do ministério da Fazenda e a provável condução ao cargo do atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o nome mais cotado para tomar a frente da pasta de Barbosa é o do diretor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), Luiz Guilherme Schymura de Oliveira.

Schymura, formado pela PUC-RIo em engenharia elétrica e de sistemas, tem um currículo de peso: pós-doutorado em economia pela The Wharton School of the University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, ele cursou seu doutorado e mestrado na mesma disciplina na própria FGV. 

De 2002 a 2004, Schymura também foi presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A provável ida de Schymura para o Ministério do Planejamento representa um novo horizonte para o setor. O diretor do Ibre leva para a pasta sua dignidade e sua alta competência. Schymura é conhecido pela seriedade, pela dedicação ao trabalho, por ser um homem de poucas palavras e de ações assertivas. Não frequenta altas rodas e é avesso a holofotes. Ao assumir o Ministério do Planejamento, estará representando tanto a classe trabalhadora como também a classe técnica, científica e de alto conhecimento.