ASSINE
search button

Novo integrante do conselho da Petrobras, Luiz Navarro fez carreira na CGU

Compartilhar

Um dos novos integrantes do conselho de administração da Petrobras, eleitos nesta quarta-feira, Luiz Navarro trabalhou por 10 anos na Controladoria-Geral da União (CGU) onde exerceu os cargos de secretário-executivo, secretário de Prevenção da Corrupção e corregedor-geral.

Ainda no Poder Executivo, foi membro do Conselheiro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e gerente de Regulação de Mercado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foi também assessor da Câmara dos Deputados e consultor do Senado Federal.

No seu período na CGU, Luiz Navarro participou ativamente da elaboração de diversos projetos de lei e normativos, entre os quais, a da Lei de Conflito de Interesses (Lei 12.813/2013) e o de Responsabilização Administrativa e Civil de Pessoas Jurídicas pela Prática de Atos contra a Administração Pública, nacional ou estrangeira (PL nº 6826/2010).

Coordenou, ainda, a participação do governo brasileiro no Grupo de Trabalho sobre Suborno Transnacional da OCDE e no Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção das Nações Unidas contra Corrupção.

Navarro foi perito titular do Brasil no Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra Corrupção. Liderou o processo de criação do Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade – Cadastro Pró-Ética e do Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspendas (CEIS).

Além disso, coordenou a área de anticorrupção da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Luiz Navarro era, atualmente, consultor sênior no escritório Veirano Advogados.

O perfil de Navarro está em linha com os desafios da Petrobras, que precisa atrair novamente a confiança do mercado. Recentemente, a empresa criou uma diretoria de Governança, para assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos, dentre eles fraudes, corrupção e desvio ético.