ASSINE
search button

Graça Foster duvida que Barusco roubava sozinho em 1997

Compartilhar

Em seu depoimento na CPI da Petrobras, a ex-presidente da estatal Graça Foster destacou ser difícil de acreditar no depoimento do ex-gerente Pedro Barusco, que afirmou também na CPI que começou a receber propina em 1997, numa ação individual.

"Não consigo imaginar como pode ser verdadeira a fala do Barusco, de que ele sozinho recebia propina. Não consigo entender isso de forma alguma. Até hoje não temos um retrato oficial dessa propina [...] e a Petrobras busca isso intensamente para que a gente possa voltar a contratar a SBM".

>> Foster diz que corrupção na Petrobras não era sistêmica nem institucionalizada

O JB já havia publicado editorial destacando a fala de Barusco:

Barusco: superladrão ou mentiroso?

O depoimento do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, afirmando que começou a receber propina "por iniciativa pessoal", em 1997, é muito mais grave e traz à tona suspeitas muito mais sombrias do que as que ganham o holofote fácil da grande mídia.

Como explicar a omissão da diretoria da Petrobras naquela época? Quem nomeou Pedro Barusco? A quem ele dava satisfações em 1997? Ora, quem rouba não pode montar um esquema sozinho, sem que outros departamentos e setores participem. Principalmente auditoria e diretor financeiro. Afinal, é preciso que alguém elabore aditivos, setores aprovem e façam despachos, edite contratos com sub ou superfaturamentos, as listas de preços que existem em todas as companhias... Esses números não eram auditados? 

Roubar numa empresa do tamanho da Petrobras, "por inciativa pessoal", sem que outras pessoas ou departamentos tomem parte, parece impossível. Seriam suas palavras mentirosas? Quem eram os parceiros dele? Quem ele protege? Serão os mesmos que querem voltar ao poder agora? Ou a diretoria era toda de ingênuos e imbecis. A declaração de Barusco, não sendo mentirosa, agride o conceito de competência e moralidade da diretoria da época.

E os US$ 97 milhões que ele promete devolver incluem também os roubos de 1997? Ou este dinheiro ele não vai devolver?

Pedro Barusco, que confessou ter recebido propina, deveria prestar depoimento na CPI com roupas de prisioneiro, e não com paletó caro, barba com corte da moda e semblante sereno de quem está limpo. Barusco e os outros merecem a prisão com segurança máxima.

Pedro Barusco disse que roubava sozinho em 1997.

Paulo Francis fez denúncia sobre corrupção na Petrobras em 1996. 

Houve inclusive declarações de autoridades afirmando que não deveria haver processo contra Francis.

Não houve investigação sobre a denúncia, e sim o processo contra Paulo Francis, que acabou levando-o ao infarto e à morte. 

Veja trecho do documentário 'Caro Francis'