ASSINE
search button

Rio perde a chance de ter Dornelles na Fazenda

Compartilhar

Com a saída de Sérgio Ruy Barbosa da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, e a nomeação de Julio Bueno, que vai acumular o cargo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o governador Luiz Fernando Pezão perde a grande chance de ter um dos melhores quadros na Fazenda: o seu vice Francisco Dornelles.

Ninguém no Rio de Janeiro tem mais preparo e conhecimento na área fazendária do que o ex-procurador-geral da Fazenda, ex-secretário da Receita, tributarista e ex-ministro da Fazenda de Tancredo, Francisco Dornelles. Na época, o Brasil convivia com dois problemas fundamentais que estavam interligados: inflação e dívida externa. A inflação alcançou 10,16% (IGP-DI) em fevereiro, enquanto as negociações da dívida externa estavam praticamente paradas, como consequência, em grande parte, da inviabilidade das condições exigidas pelo FMI.

Por isso, ele foi enviado em missão ao exterior com o objetivo principal de transmitir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) a intenção do governo brasileiro de cumprir todos os acordos anteriormente firmados com relação à dívida externa do país. 

Quando Dornelles integrou o governo Sarney, o país caminhava com tranquilidade. Mas a saída dele da Fazenda fez com que a administração desandasse, com uma inflação de 1.764%, e até mesmo ameaçando um calote no pagamento das dívidas.