Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Informe JB

Passageiro paga por antecipação de voo, mas companhia não paga por atraso

Passageiro que pediu antecipação de seu voo para o último domingo, quando voltava para o Rio de Janeiro pela TAM, estranhou o fato de que dois voos marcados para as 19h45 e 20h do mesmo dia, que decolariam depois do seu - marcado para as 19h29 - terem sido cancelados e, coincidentemente, seu voo, JJ3954, ter sofrido atraso, segundo a companhia, por "manutenção não programada", como mostra uma carta distribuída aos passageiros que, contudo, laconicamente não presta mais esclarecimentos. O voo acabou saindo às 20h, mesmo horário de um dos voo cancelados.

Carta da TAM comunicando o atraso no voo
Carta da TAM comunicando o atraso no voo

Cabe à Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) investigar as causas desta "manutenção não programada" e os motivos que levaram ao cancelamento dos dois voos.

Comprovantes de mudança de voo e pagamento por antecipação
Comprovantes de mudança de voo e pagamento por antecipação

Se a companhia pode atrasar sem ressarcir seus passageiros, por que os passageiros são obrigados a ressarcir a companhia quando querem mudar de voo? Com a palavra, o Ministério Público.

Tags: aérea, atraso, cancelamento, companhia, voo

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