STJ aprova lista tríplice para vaga de desembargador
O plenário do Superior Tribunal de Justiça elegeu, nesta quarta-feira (13), os três desembargadores estaduais que vão concorrer à vaga do ministro Massami Uyeda, que se aposentou no final do ano passado.
Foram escolhidos os desembargadores Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo; Samuel Meira Brasil Junior, do TJ do Espírito Santo, e José Afrânio Vilela, do TJ de Minas Gerais.
A lista foi definida depois de três escrutínios, e será agora encaminhada à presidente Dilma Rousseff, a quem cabe nomear o novo ministro do STJ, que ainda passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado antes de ser submetido à aprovação do plenário daquela casa do Congresso.
Ao todo, 53 desembargadores de tribunais de Justiça estaduais eram candidatos à inclusão nesta lista tríplice, dos quais 12 de São Paulo, oito de Minas Gerais e apenas dois do Rio de Janeiro.
O STJ tem, ao todo, 33 ministros e, no momento, três cadeiras vagas. As que foram ocupadas pelos já aposentados ministros César Asfor Rocha (vaga do Ministério Público), Massami Uyeda (desembargadores estaduais) e Teori Zavascki (tribunais regionais federais).
