ASSINE
search button

PMDB domina associações de moradores das UPPs

Compartilhar

Um estudo elaborado pelo Instituto de Estudo das Religiões(ISER) sobre as Unidades de Polícia Pacificadora(UPPs) revelou um fato curioso a respeito da filiação partidária dos presidentes de Associações de Moradores das Comunidades Pacificadas.  

Segundo dados de 2012, coletados em 38 associações de moradores de favelas que possuem UPPs, 21 presidentes têm filiação partidária, contra 17 que não possuem.

Desses 21, nada menos que 11 pertencem ao PMDB, sigla que abriga tanto o governador Sérgio Cabral quanto o prefeito Eduardo Paes. São, portanto, mais de 50 % de apoiadores das administrações estadual e municipal.

Apesar de não serem dados tratados com profundidade dentro da pesquisa, os números chamaram a atenção.

Além dos 11 presidentes do PMDB, 2 pertencem ao PT e outros 2 ao PSB. O PSOL é o único partido que não pertence à base aliada representada, com um presidente. Os outros partidos como o PTC,  o PSDC, O PRTB, o PDT e o PCdoB são representados apenas por um presidente.

Desse jeito, sem oposição, fica mais difícil satisfazer os reais anseios da população. Afinal, a situação é sempre mais tolerante em relação aos problemas enfrentados pelos populares.