ASSINE
search button

Rio pode ter plebiscito para decidir sobre privatização no Maracanã

Compartilhar

Vista com certa desconfiança em um primeiro momento, a ideia da deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) de propor um plebiscito para decidir se o Maracanã será privatizado teve sua primeira vitória nesta terça-feira (13). 

A parlamentar conseguiu reunir 33 assinaturas, cinco a mais do que as 28 necessárias para que o projeto fosse aceito. Agora, ele será publicado no Diário Oficial e segue para a Comissão de Constituição e Justiça, que dará um parecer sobre a matéria. O último obstáculo é a aprovação em plenário. Clarissa está otimista: 

“Creio que vamos conseguir a maioria absoluta no plenário [35 votos] com certa tranquilidade. Hoje (13) foi um dia esvaziado na Assembleia, quase todos os deputados presentes assinaram. Outros, como Bebeto (PDT) e Roberto Dinamite (PMDB), ligados à causa do esporte, não estavam presentes e provavelmente seriam favoráveis”, analisou. 

Ela acredita que o governo do estado deve adotar um discurso alarmista, sugerindo que o cancelamento da concessão ameaçaria a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, mas trata de afastar a hipótese: 

“O próprio deputado federal Romário já disse que não vai ameaçar nada. Tivemos uma reforma no Maracanã para um evento da FIFA em 1999 e não foi preciso se privatizar nada. Tivemos o Pan em 2007 e nada foi demolido no entorno”, questiona.