ASSINE
search button

Legislação brasileira reconhece jogos eletrônicos como cultura

Compartilhar

Demorou alguns anos e os mais conservadores vão torcer o nariz, mas o Brasil deu dois passos importantes para reconhecer os jogos eletrônicos como patrimônio cultural nesta semana. O primeiro foi a isenção da cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os games. Aprovada em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, a isenção ainda será analisada pelas comissões de Constituição e Justiça e Cidadania e Finanças e Tributação. 

Cultura gamer I

O tratamento é o mesmo dado para livros e equipamentos de cinema, por exemplo. A aprovação é resultado da campanha "Jogo Justo", que já há alguns anos pedia a redução dos impostos abusivos cobrados nos jogos eletrônicos. O tratamento era o mesmo dado a máquinas de jogo de azar. Mas as vitórias não param por aí.

Cultura gamer II

Nesta quinta-feira (08/12), uma portaria incluiu os jogos no âmbito da Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet. Agora, empresas podem usar dinheiro que seria pago ao Imposto de Renda para investir no desenvolvimento de games.