Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Colunistas - Informe JB

Gabeira e Marina Silva no palanque de Freixo causam desconforto no PSOL

Jornal do Brasil Jorge Lourenço

A crescente popularidade do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e o descontentamento do povo carioca com a administração Paes/Cabral está causando pequenos conflitos dentro do partido. Como o PSOL vê a candidatura de Freixo à prefeitura do Rio cada vez mais fortalecida, a sigla busca acordos políticos para montar uma chapa forte. A tropa elite do candidato contaria com Fernando Gabeira (PV), Marina Silva (sem partido) e Heloísa Helena (PSOL-AL), além do ator Wagner Moura e do diretor José Padilha. 

Não caiu bem

Apesar de costurar alianças cada vez mais fortes, o crescimento da candidatura de Freixo irritou a ala mais conservadora do PSOL. A principal razão do desconforto é a presença de Gabeira na chapa. Quando foi candidato a prefeito (2008) e a governador (2010), o ex-deputado federal manteve alianças com o DEM e com o PSDB, que vão de encontro a tudo que o partido defende. O presidente do PSOL/RJ, Jefferson Moura, minimizou a insatisfação e classificou as alianças como a única maneira de criar uma possibilidade real de vitória. 

Com a palavra

"Com o Marcelo Freixo como candidato, nós precisamos agregar apoios formais tanto numa relação com o PV como a busca do apoio de Gabeira e Marina. Há um esforço coletivo do partido para essa aproximação e nós estamos confiantes na candidatura, que é um grande desafio. O Eduardo Paes vem com uma mega-coligação de 18 partidos, mas o Freixo tem condições de ser uma onda que resgate a democracia ao Rio de Janeiro e levar as eleições municipais para o segundo turno", disse Jefferson Moura, ao Informe JB. 

Em tempo

No ano passado, Jefferson Moura concorreu ao governo do Rio de Janeiro e criticou duramente Fernando Gabeira por ter se aliado com ao DEM e ao PSDB. Relembre o debate no vídeo abaixo. 



Tags: aliança, coligação, fernando gabeira, heloisa helena, jefferson moura, marcelo freixo, marina silva, prefeitura, psol

Compartilhe: