Jornal do Brasil

Segunda-feira, 23 de Julho de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Colunistas - Informe JB

Caminho longo

Jornal do Brasil Ana Paula Siqueira

Talvez nem o ato dos bombeiros do Rio seja suficiente para fazer com o que o governo ponha a PEC 300 em votação. Integrantes da Comissão de Segurança da Câmara temem que o movimento se espalhe e novas ações surjam se a data de votação da proposta não for decidida até 5 de julho. 

A PEC foi aprovada em primeiro turno, mas precisa passar por novo crivo dos deputados antes de seguir para o Senado. O governo tem resistido às pressões, e o processo não deverá ser rápido. 

Principalmente sob o argumento de freio nos gastos do Executivo por conta dos cortes no orçamento.

Reivindicações do Centro-Oeste

Após reunião em Campo Grande, os governadores do Centro-Oeste divulgaram carta em que reivindicam, entre outras coisas, a redução do comprometimento da receita líquida destinada ao pagamento das dívidas com a União para 9% da receita líquida real e o ressarcimento de, no mínimo, 50% das perdas de ICMS decorrentes da Lei Kandir, com valor fixado no PPA de 2012-2015.

Competitividade

Os governadores querem também que o governo federal financie a elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Regional para o Centro-Oeste para equilibrar a competição com estados do Sul e Sudeste, inclusive com incentivos fiscais.

Presentes

Participaram do encontro os governadores Marconi Perillo (GO), Agnelo Queiroz (DF), Sinval Barbosa (MT) e o anfitrião André Puccinelli (MS).

Economia

A Advocacia-Geral da União conseguiu economizar mais de R$ 11 milhões dos cofres públicos através da celebração de acordos em ações movidas contra o INSS. Concessão de benefícios como salário maternidade rural, aposentadoria rural por idade e pensão por morte rural estão entre os principais casos.

Economia 2

O Ceará foi o estado campeão de conciliações. Lá foram realizados 734 acordos em maio, o que representa uma economia DE R$ 3,9 milhões. Entre as regiões, Norte e Nordeste ficaram na frente, com 2.652 conciliações.

Mais magra, Katia Abreu é cotada para nova musa do Senado

Nova musa

A senadora Katia Abreu (DEM-TO) apareceu mais magra no Senado após uma cirurgia de vesícula. Os galanteadores de plantão já espalharam que ela é a mais nova candidata a musa da Casa.

Abaixo-assinado

O vereador Carlo Caiado (DEM-RJ) está realizando um abaixo-assinado contra a aprovação da Medida Provisória 527, que mantém em sigilo prévio os orçamentos da União, estados e municípios para as obras da Copa e da Olimpíada.

Rumo ao Congresso

Caiado, que é presidente da Comissão Especial da Copa e das Olimpíadas na Câmara Municipal, pretende encaminhar as assinaturas ao Congresso Nacional.

Região Serrana

Cerca de 11 mil vítimas das enchentes na Região Serrana do Rio foram beneficiadas com doações coordenadas pela ONG Care Brasil. Em parceria com órgãos do governo e outras entidades, o Projeto Somando Forças com a Região Serrana distribuiu mais de 3 mil kits com roupas de cama, banho e produtos de higiene, além de mil metros de lona para conter deslizamentos.

Redução de desastres

A ONG comemora também a capacitação de 50 líderes comunitários em redução de desastres e a formação de 15 comitês comunitários.



Tags: Rio, ana paula siqueira, bombeiros, centro-oeste, governadores

Compartilhe: