Jornal do Brasil

Segunda-feira, 25 de Junho de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Colunistas - Informe JB

Poder posto à prova

Jornal do Brasil Ana Paula Siqueira

Importantes aliados do governo ainda veem com desconfiança as Relações Institucionais nas mãos da ministra Ideli Salvatti. Avaliam que ainda é cedo para falar em fim da crise. A votação da polêmica MP 527 no Senado, que prevê sigilo nos orçamentos das obras da Copa, será o termômetro para avaliar o poder de Dilma Rousseff sobre o Congresso. 

O governo acumula uma vitória com a votação do salário mínimo, mas tida como não muito honrosa por alguns aliados pelo clima de ameaça que permeou o processo. Mas amarga derrotas com a saída de Antonio Palocci da Casa Civil e a aprovação de questões do Código Florestal contra a orientação do governo. A base acabou dividida entre ruralistas e ambientalistas.

Falta profissionalizar

Alguns caciques peemedebistas ainda enxergam amadorismo na relação do governo com aliados. E não veem a hora de serem convidados a entrar em campo e posarem de bombeiros da crise que ajudam a esquentar.

Alvo do Congresso

A oposição na Câmara não se deu por satisfeita com a ida de Aloizio Mercadante ao Senado para falar sobre o escândalo dos aloprados. Deputados do PSDB encaminharam ao Ministério Público e à Polícia Federal pedido de reabertura das investigações do episódio.

PPS quer explicações do vice-presidente do PSB sobre indenização

Indenização vistosa

O PPS quer que Mercadante explique na Câmara a denúncia de pagamento de uma indenização de R$ 280 mil ao vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, que deixou a diretoria-geral da binacional Alcântara Cyclone Space.

Nomeações

No mesmo dia da demissão, Amaral foi nomeado conselheiro de Itaipu e do BNDES. O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), também quer explicações de Amaral.

Visita polêmica

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) foi a público negar que a visita do presidente da Associação Brasileira de Bingos (Abrabin), Olavo Sales da Silveira, signifique apoio da entidade à liberação da atividade dos bingos no país. Em nota, a AMB lembra que cabe ao Parlamento decidir “pela legalização ou não de qualquer atividade econômica”.

Twitaço

A campanha Banda Larga É um Direito Seu, promovida por cerca de 60 entidades sociais, alcançou o topo dos assuntos mais falados no Twitter na última terça-feira. Foram mais de 3 mil postagens e 1.474 twittes só na última hora (entre 16h e 17h). Cerca de 1.600 pessoas aderiram à campanha no Facebook.

Twitaço 2

As entidades defendem serviço de acesso à internet mais barato, de melhor qualidade e oferta universalizada. O twitaço foi proposto para evitar o que classificam de transferência do Plano Nacional de Banda Larga para as operadoras privadas.

Conflito agrário

A Comissão Pastoral da Terra de Rondônia protocolou esta semana na Secretaria de Segurança do estado, no Ministério Público estadual e no Tribunal de Justiça relatório com 90 conflitos agrários no estado.

O de sempre

Morosidade e inoperância na reforma agrária e no Incra, falta de titulação dos territórios das comunidades tradicionais, grilagem de terras e abusos de policiais são, segundo a CPT, alguns dos problemas que compõem o quadro de conflitos na região. 



Tags: ana paula siqueira, desconfiança, oposição, relações institucionais

Compartilhe: