Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Informe JB

Vai pegar fogo

Ana Paula Siqueira

A presença de Aloizio Mercadante no Senado está confirmada. Na próxima terça-feira o ministro vai falar sobre as denúncias de envolvimento no dossiê dos aloprados. O clima vai esquentar. Mercadante tem rusgas com aliados e oposicionistas. 

Antes de as denúncias virem à tona, requerimento do senador Lindberg Farias (PT-RJ), convidando Mercadante para falar sobre o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos. 

Diferente do silêncio guardado diante das denúncias que derrubaram Antonio Palocci da Casa Civil, o governo dá sinais de que desta vez pretende agir mais rápido.

Mercadante confirma presença no Senado
Mercadante confirma presença no Senado

OAB X CNJ

A OAB está em guerra contra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que desaprovou a competência da entidade para dispor que os advogados possam frequentar os fóruns, durante o verão, usando traje esporte. É que a decisão do CNJ foi tomada no fim da sessão de terça-feira, sem a presença do representante da OAB, que fora informado de que o assunto saíra de pauta.

Indignação

O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, afirmou, sem meias palavras: “Estou indignado. A OAB foi desrespeitada. O ministro Cezar Peluso não deveria ter informado que o processo não seria julgado”.

Já era hora

No dia 28 será, finalmente, instalada oficialmente a Ouvidoria do Senado. Criada em 2005, só agora se torna realidade. Na última reunião da Mesa Diretora foram feitas algumas inovações. Os órgãos da Casa terão cinco dias para prestar informações solicitadas pela Ouvidoria, enquanto o novo órgão terá 30 dias para responder aos cidadãos.

Defensores tentam trancar ação contra bombeiros

Os defensores públicos do Rio ingressaram ontem com cinco pedidos de habeas corpus para tentar trancar a ação penal contra 429 bombeiros pela invasão do Quartel da corporação, no início do mês. Eles argumentam que os fatos não foram precisamente caracterizados, além de não haver individualização de conduta no processo.

Defensores do Rio entram com habeas corpus mesmo com aprovação da anistia pelo Senado
Defensores do Rio entram com habeas corpus mesmo com aprovação da anistia pelo Senado

Suspeição

Os defensores públicos também ingressaram com pedido de suspeição da juíza da Auditoria Militar. Eles questionam a parcialidade da magistrada com base em decisão relativa ao pedido de relaxamento de prisão feito pela Defensoria.

Vara da Infância

Se o pedido for aceito, o processo será transferido para o juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, que é o juizado substituto da Auditoria Militar em caso de o órgão ser impedido de analisar o caso.

Demora

Apesar de a anistia aos bombeiros ter sido aprovada pelo Senado, os defensores não querem esperar todo o trâmite de votação da proposta, que ainda passará pelo crivo dos deputados.

Internet liberada

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio passou a disponibilizar internet Wi-Fi. Além dos parlamentares e servidores, a rede está aberta ao público. A médio e longo prazo deve ela chegar a todo o Palácio Tiradentes e ao prédio anexo da Casa, onde ficam os deputados. Como está em fase de testes, o sistema ainda não custou nada aos cofres públicos.

Tags: Mercadante, bombeiros, denúncias

Compartilhe: