ASSINE
search button

Afagos ao ex causam ciúmes

Compartilhar

Muitos petistas ficaram contrariados com os afagos que a presidente Dilma Rousseff tem feito a Fernando Henrique Cardoso. Não gostaram nada da carta enviada por ela cumprimentando o ex-presidente pelo aniversário de seus 80 anos. Com os elogios de “político habilidoso” e “ministro-arquiteto de um plano duradouro”, Dilma conseguiu desagradar a muitos parlamentares e militantes. Os petistas querem saber o que Dilma realmente queria com a carta.

Bate boca

Enquanto o líder tucano Duarte Nogueira (SP) comemorava a carta de Dilma, principalmente pelo abandono do termo “herança maldita”, tão usado por Lula, o líder petista, Paulo Teixeira (SP), fez questão de rechaçar em plenário qualquer aproximação com o PSDB.

Destruição nacional

Teixeira lembrou a privatização da Vale do Rio Doce e acusou o governo FCH de destruir empresas nacionais.

Palavras ao vento

Durante a reunião com líderes esta semana, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a base governista foi direta. De nada adiantam os discursos se os problemas que levaram à derrocada de Luiz Sérgio do cargo não forem resolvidos.

Negatividade

O sentimento de que falta uma agenda positiva no Planalto tem feito com que o Congresso trabalhe à revelia dos planos do Executivo, na avaliação de integrantes da base. Como a votação da emenda 29, que destina recursos para saúde, prevista para acontecer até 15 de julho e que há muito tempo causa arrepios no governo.

Plágio

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) tem se sentido plagiado por alguns deputados. Seu correligionário Reguffe (DF) defende ideias bem parecidas sobre a reforma política, como a candidatura avulsa com respaldo de 1% do eleitorado do cargo a ser disputado.

Semelhanças

Cristovam também viu muitas semelhanças entre o primeiro projeto apresentado por Tiririca (PR-SP), que cria o Bolsa Alfabetização, com sua proposta do Bolsa Alfa. Ambas propõem incentivo financeiro para a alfabetização de adultos.

Trocadilho

Cristovam ficou tiririca de raiva apenas com Reguffe, não com Tiririca.

Superfaturamento

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, poderá ir à Câmara para falar sobre as denúncias de superfaturamento na Telebrás. O presidente da empresa, Caio Bonilha Rodrigues, também deverá ser chamado. A Comissão de Fiscalização e Controle aprovou requerimento do deputado Wanderlei Macris (PSDB-SP), mas sob a condição de desistir de ouvir o ex-presidente da Telebrás, Rogério Santanna.

Constatação

O TCU constatou irregularidades no pregão eletrônico para as obras do Plano Nacional de Banda Larga, como o superfaturamento de R$ 43 milhões. Entre as exigências do órgão está a renegociação dos preços contratados com os valores de mercado.

Empresas

Representantes do consórcio vencedor do pregão, Clemar Engenharia Ltda, Eltek Valere Ltda e Zofone Engenharia e Comércio Ltda, também serão chamados. Além da Seteh Engenharia, que denunciou o esquema.

Sem perder a piada

Sobre o relator da polêmica MP 527, que flexibiliza as regras de contratação para as obras da Copa, deputado José Guimarães (PT-CE), um parlamentar da oposição disparou que o governo não poderia ter escolhido melhor relator para a proposta, chamada de "barriga de aluguel" pelos oposicionistas.

Memória

Guimarães ficou famoso após seu assessor, José Adalberto Vieira da Silva, ser preso no aeroporto de Guarulhos, em 2005, com 100 mil dólares na cueca.

Nada a ver

O parlamentar nega qualquer envolvimento no episódio.