Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Informe JB

Ana Paula Siqueira: Informe JB

Ana Paula Siqueira

Paz e do amor

Passada a crise, o PT tenta unificar um discurso de paz. Na avaliação do governo, o saldo final da crise desencadeada com a evolução patrimonial do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci é positivo. Principalmente para o novo ministro da Pesca, Luiz Sérgio, que saiu com a imagem desgastada após meses de fortes críticas dos próprios membros da base, que reclamavam aos quatro ventos da inoperância de Sérgio nas Relações Institucionais.  

Se melhorar, estraga

Líder do governo na Câmara, Candido Vaccarezza (PT-SP) disse que melhor do está o governo é impossível. 

Diálogo

Ideli Salvatti, em seu discurso de posse nas Relações Institucionais, fez questão de repetir inúmeras vezes que está aberta ao diálogo também com a oposição. 

Doce Ideli

Sobre a fama de durona, prometeu ser firme nos princípios, mas afável na abordagem. 

Nada de disputa

O deputado Rubens Bueno (PR), líder do PPS na Câmara e secretário-geral do partido, nega qualquer possibilidade de disputar a presidência da legenda no próximo congresso, que acontece em dezembro.

Troca de comando

A coluna noticiou ontem que correntes internas ventilam a troca de comando da legenda, presidida pelo deputado Roberto Freire (PPS-SP). 

Entrega

Rubens Bueno adianta que sequer pretende disputar cargo na direção do partido e que vai entregar a secretaria-geral no próximo congresso.

Pela unidade

O parlamentar disse que jamais provocaria qualquer disputa com Roberto Freire. Ele defende a renovação da direção da legenda, mas com a permanência do atual presidente por ser o único capaz de dirigir o PPS com unidade. 

Fogo amigo

Bueno atribui as notícias a fogo amigo para indispor sua relação com Freire.

Prisão provisória em cheque

Com as alterações realizadas no Código de Processo Penal, que entra em vigor no dia 5 de julho, mais de 80 mil presos provisórios poderão ser libertados. 

Suspeitos livres

A nova lei pretende diminuir a superlotação dos presídios, tornando mais difícil mandar suspeitos para trás das grades por meio da prisão provisória. 

Superlotação

Atualmente, o  número de presos sem condenação é de mais de 164 mil, número próximo ao da necessidade de espaço nos presídios brasileiros, que tem déficit de quase 200 mil vagas.

Represália?

A sede da Pastoral da Terra no Maranhão foi arrombada no último domingo, dois dias após o término da greve de fome realizada por quilombolas e noticiado pela coluna no fim de semana. 

Levantando acampamento

Os acampamentos realizados no Tribunal de Justiça do estado e na sede do Incra  também foram suspensos.

Estranho

De acordo com a Pastoral da Terra, a porta dos fundos da entidade foi arrombada, gavetas foram encontradas abertas e papéis espalhados no chão. Nenhum objeto foi levado. 

Hoje

A expectativa é que membros da Secretaria de Direitos Humanos cheguem à região ainda hoje para conversar com os quilombolas.

Tags: candido vaccarezza, código de processo penal, roberto freire, rubens bueno

Compartilhe: