Ana Paula Siqueira: Informe JB
De olho em 2012
Setores do PPS começam a ventilar internamente a possibilidade de troca de comando do partido. Alguns grupos estão muito insatisfeitos com Roberto Freire, que preside a legenda e foi eleito deputado federal por São Paulo. Uma das ideias é levar o líder na Câmara, Rubens Bueno (PR), para a presidência, para tentar diminuir a imagem personalista que o partido adquiriu graças à figura legendária de Freire.
Liberdade contraditória
O partido decidiu manter a liberdade das coligações locais nas eleições municipais do próximo ano. Ou seja, apesar de combater o governo em âmbito federal, poderá manter as parcerias inusitadas em todo o país.
Paquera
Em São Paulo, o partido começa a paquerar possíveis aliados. Soninha Francine disputará novamente a prefeitura e sonha com um vice do PV.
Uníssono
Depois da reunião da Executiva na última semana, o PSDB tenta unificar o discurso.
O dilema das prévias
A escolha dos nomes que vão disputar as eleições ainda é um dilema. O líder do partido no Senado, Alvaro Dias (PR), acredita que a relização de prévias “resolveria boa parte dos problemas”
Vamos mudar de assunto?
Questionado sobre a situação do PSDB, um cacique tucano brincou: “Não tem assunto melhor, não?”.
Jovens no comando
Pela primeira vez na história da bicentenária Casa de Mauá, cinco vice-presidentes serão pessoas com menos de 35 anos de idade. A posse da nova diretoria foi na última sexta-feira.
Greve de fome
Um grupo de dezoito quilombolas e o coordenador da Pastoral da Terra no Maranhão, padre Inaldo, deram início a uma greve de fome na última quinta-feira.
Violência
Eles exigem a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, para denunciar as ameaças de morte no estado e a constante violência contra os quilombolas.
Jurados de morte
A lista de pessoas ameaçadas no estado já chega a 59, de acordo com a Pastoral da Terra.
Proteção
A Pastoral da Terra cobra proteção do governo. De acordo com a entidade, dos 30 casos mais graves, com ameaças explícitas, a Secretaria de Direitos Humanos teria se disposto a proteger apenas seis pessoas
Diálogo
De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), a ministra falou com os manifestantes por telefone e pediu que cessassem a greve de fome.
Diálogo 2
A previsão é que Maria do Rosário e Luiza Bairros, ministra da Igualdade Racial, cheguem à região dia 22. Na terça-feira, uma equipe da Secretaria vai ao estado.
Democracia.com
A Câmara lança na próxima quinta-feira o novo portal e-Democracia. Iniciado em 2009, o novo instrumento de participação popular tem como objetivo provocar debates públicos em temas da agenda legislativa. Atualmente, o portal reúne 8.500 membros.
Combate às drogas
Uma das novidades é a comunidade virtual Combate às drogas.
Combate às drogas 2
Com consulta pública, a Casa inicia debate sobre o tema para a elaboração de política pública de combate às drogas, que resultará na criação de uma nova lei. A coordenação ficará por conta da Comissão Especial de Políticas de Combate às Drogas.
