Jornal do Brasil

Sábado, 18 de Agosto de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


Sinais de melhora?

Jornal do Brasil

Lucrar mais com operação é talvez um dos primeiros sinais de que a economia brasileira vai aos poucos se recuperando. Levantamento feito pela Alvarez & Marsal credita essa tímida melhora ao aumento do EBITDA das empresas. Com maior lucro nas operações, a média de endividamento caiu em torno de 10% no primeiro semestre de 2018. No mesmo período de 2016 em relação a 2017, a alavancagem apresentou queda de 20%. O driver desta redução foi o crescimento de EBITDA, não a redução de endividamento líquido, como aconteceu de 2015 para 2016. Os segmentos de varejo, vestuário, distribuidoras de energia e incorporadoras foram as mais impactadas positivamente em 2017. A tendência é que o nível de alavancagem das empresas continue alto em 2018, um pouco menos em relação ao ano anterior, mas claramente mostrando melhora. “Passada a eminência da crise, as empresas estão apostando mais nas suas melhorias operacionais e o mercado entendeu que o momento é de investir em transformação”, afirma a consultoria em seu comunicado. Com 30 anos de atuação no mercado e uma reputação construída pela experiência em administrar negócios em dificuldade, a expectativa da Alvarez & Marsal é que o faturamento dos contratos da área de transformação operacional salte 50% este ano.

Olhos nos olhos 

Garotinho vai tentar mais uma cambalhota essa semana. Terá um papo cabeça, olho no olho, com o senador Romário. Será uma conversa do tipo “um desiste e apóia o outro”. “Juntos ganhamos da quadrilha o Cabral, Picciani e Eduardo Paes”, diz o ex-governador.

Fala ministro! 

É grande a expectativa em Paraty para a palestra que o ministro Luís Carlos Barroso, do STF, fará esta semana na Flip, a badalada feira literária da cidade. É que o prefeito de Paraty, cassado por crime eleitoral e compra de votos, permanece no cargo desde abril de 2017, graças a uma liminar concedida pelo presidente do TSE, Luiz Fux. Em setembro, o processo foi parar no gabinete do ministro Barroso onde desde então adormece em berço esplêndido.

Fofurices 

Te cuida Laurinha! Pintou uma rival à filha de Manuela D´Ávila na disputa pelo posto de filha mais fofa de candidatos nessa eleição. É a pequena Eva, de três anos, filha do candidato do PSD ao governo Rio, Índio da Costa e de sua mulher, Andreia. Eva roubou a cena na convenção do papai sábado. 

Fera Ferida 

Não foi só a turma de Eduardo Paes que ficou uma fera com o anúncio do deputado Marcelo Dela roli como vice, feito por Rodrigo Maia. O PP do vice-governador Francisco Dornelles também subiu nas tamancas. A turma tinha como certa que levaria a vaga de vice e sonhava até com outra para o senado.

JB no campo 

Uma parceria irá beneficiar cerca de 1.425 agricultores familiares de 40 municípios do estado. O presidente da Ceasa, Aguinaldo Ballon, renovou até 2019 uma parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social. O objetivo é comprar 56 produtos orgânicos destes pequenos produtores rurais e doar para as instituições cadastradas pelo Banco de Alimentos. Só nos primeiros seis meses do ano, mais de 700 toneladas de alimentos já foram doadas.

TCM fazendo cera 

O Brasileirão recomeçou e o Rio continua com dois estádios públicos de futebol subutilizados. A novela do Maracanã só acabará junto com o governo Pezão. Mas, o caso do Nilton Santos, é um mistério. Em março de 2017, o vereador Paulo Pinheiro (Psol) pediu ao TCM uma auditoria no contrato de concessão do Engenhão. Mas, até agora, nenhuma informação foi prestada. “Enquanto isso, partidas como o Fla-Flu são disputadas em Brasília, para onde vão as vantagens do que já foi uma importante atividade econômica e cultural do Rio”, protesta o edil. Em tempo: Pinheiro é Vasco.

-----------

LANCE LIVRE

Edna Kauss é um dos destaques da exposição Indícios, com 28 artistas recém saídos de quatro meses de imersões poéticas sobre arte contemporânea, sábado, a partir das 15h, no Paço Imperial.



Tags: eduardo paes, informe jb, política, rio, índio da costa

Compartilhe: