Jornal do Brasil

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


A licitação do Canecão

Jornal do Brasil

Saiu o edital do BNDES que escolherá a empresa para tocar a revitalização do Canecão. Só esta fase do projeto custará R$ 6,7 milhões. Mas bastou uma olhada rápida nas 106 páginas do documento para os moradores da região ficarem de cabelos em pé. O edital é vago em alguns aspectos. Não explica, por exemplo, se o Canecão continua uma casa de shows aberta ou fechada, nem quais os benefícios para a população em troca do uso de uma área pública. Um trecho em particular assustou a turma. Fala em “considerar a possibilidade de ampliação do potencial construtivo e possíveis alterações da legislação urbanística”. “O que eles querem é construir espigões ali”, diz Abílio Tozzini, da Associação de Moradores da Lauro Muller e Adjacências (Alma). Abílio estranhou também o prazo para apresentação das propostas, a se encerrar no dia sete de agosto, apenas 22 dias da publicação do edital, anteontem. “Existem várias questões não explicadas e essa celeridade toda faz imaginar que soltaram o edital já sabendo quem vai ganhar”, afirma ele. A Alma está convocando os moradores para uma assembleia na semana que vem, quando discutirá o que será feito. A história do Canecão, o “palco sagrado da MPB”, é bem mais complexa e confusa do que muitos imaginam. E pode se arrastar ainda mais.

Festa na floresta 

Não se fala em outra coisa em Aquidauana (MS), em pleno coração do Pantanal. Domingo, um jatinho pousou na pequena pista da cidade e de dentro saiu um senhor distinto, de camiseta branca, bermuda bege, birkenstock nos pés e uma chamativa tornozeleira eletrônica, que embarcou num possante SUV e tocou na direção de Bonito. Isso pode Arnaldo? 

Mingau quente 

Aparentemente o PT vai recompondo seu campo comendo pelas beiradas. Em São Paulo, a direção do PCdoB e o comando petista engrenaram um namoro firme. Os comunistas deverão apoiar a candidatura de Luiz Marinho em troca de indicar um nome para a vice.

Ensaboado 

A confirmação da aliança DEM-PSDB fez ressurgir as especulações relativas a uma candidatura deCesar Maia ao Senado. O ex-prefeito faz mistério. “Pode até ser”, diz ele. “Mas não está decidido”. 

Somos maiorais 

Em visita ontem ao JB, o novo presidente da Fecomércio, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, brincou que os seguranças da sede da instituição, no Flamengo, andam levando sustos à toa. É que o novo presidente raspa a cabeça e assume a calvície. Já o ex, Orlando Diniz tentou esconder a careca com um implante. Não por isso, acabou apanhado pela Justiça.

Saúde cristã 

Será fundada amanhã a Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS). Calma gente, não é nenhuma reação romana às regalias que o Bispo Crivella reserva aos fiéis de sua igreja. A meta é buscar melhores condições de negociação com fornecedores e enfrentar um mercado dominado pelas grandes redes da saúde, como os grupos Amil, Casa e a Rede D’Or. 

Ô maldade... 

As candidaturas de Danielle Cunha, filha do Eduardo, de Marco Antônio Cabral, filho do Sérgio, e de Marcelo Crivella Filho, filho do Bispo, já renderam memes e um apelido nas redes sociais: “Os bebês de Rosemary”.

-----------

LANCE LIVRE 

O ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético Altino Ventura palestrará hoje sobre o tema “Reflexões do setor energético brasileiro”, no auditório RDC da PUC-Rio. O jornalista Gilberto Amaral comemora hoje 84 anos. O Grupo Senzala Capoeira iniciará amanhã o Intercâmbio Roda Mundo Capoeira, evento que promove rodas de capoeira, aulas de percussão, shows e entre outras atrações no Clube CopaLeme e na orla de Copacabana.



Tags: canecão, crivella, informe jb, pcdob, política, rio

Compartilhe: