ASSINE
search button

Nas mãos do (P) MDB

Compartilhar

Nem precisava o Pedro Paulo ter gastado tanto dinheiro na última eleição. Da oposição aos aliados que ainda restaram ao bispo Marcelo Crivella, circulava ontem a convicção de que a Prefeitura do Rio caminha célere para cair de bandeja nas mãos do bom e velho (P) MDB carioca. Isto porque o escândalo da reunião com os pastores no Palácio da Cidade dará um poder ímpar a um discreto operador do partido: o vereador Jorge Felippe, presidente da Câmara, primeiro na linha de sucessão municipal e a quem caberá acelerar ou retardar o processo de cassação do mandato. No Palácio Pedro Ernesto, até as cadeiras da Tribuna da Imprensa sabem que Felippe arrancará agora do prefeito tudo o que quiser. Questão de tempo. A relação de Crivella com o parlamento municipal até que não foi das piores. Aprovou, sem sangrar, questões polêmicas como o reajuste do IPTU. Mas para garantir esses votos foi, aos poucos, cedendo espaços de poder aos vereadores. A última estaca foi a nomeação de Paulo Messina para a Casa Civil _ que acabou não resistindo às pressões do cargo. A aproximação com os antigos aliados de Eduardo Paes foi inevitável e deverá ser coroada nos próximos dias com a indicação do vereador Dr Jairinho, do (P) MDB, para a chefi a da Casa Civil da Prefeitura. Se bobear, talvez nem precise de impeachment. Mas certamente vai ser sem eleições, como eles mais gostam. 

O Catito é nosso 

Diante de nova onda de boatos envolvendo uma eventual candidatura ao governo do empresário Omar Peres, a coluna, contrita, foi checar com o Patrão. “Sou candidato sim”, diz ele. “Mas apenas a continuar presidente do JORNAL DO BRASIL”.

Dúvida 

Perguntar não ofende. Então o que quer dizer a expressão “Bispo licenciado”? O sujeito prega todo domingo, viaja pela igreja, até canta na igreja. Não é por nada não, é só pra gente entender.

PT da vida 

O presidente do PT Municipal, Bob Calazans, e o vereador Reimont passaram parte do jogo do Brasil articulando uma reunião da bancada para apoiar o pedido de impeachment do prefeito. “Vamos entrar de sola”, avisou.

Falando nisso... 

Márcia Mora na Filosofia Tiburi vai se reunir na CUT segunda-feira. Mas é com a Zonal Zona Sul do PT carioca. Ah, bom!

De Norte a Sul 

A última Prestes militante vai disputar uma vaga na Câmara Federal. Nascida na Rússia e com 20 anos de militância no PC do B, onde chegou ao comitê Central, a socióloga Ana Maria Prestes, neta do “Cavaleiro da Esperança”, concorrerá a uma vaga por seu partido em Brasília.

Fala sério... 

Bagunça-se de tudo nesse país. O Uber _ que de alternativa passou a custar mais caro que os táxis normais _ inaugurou quinta-feira quatro espaços para facilitar o embarque de passageiros no Galeão. O local oferece água e banheiros aos usuários do app. Tudo pela módica quantia de R$ 5 além da corrida.

A Copa continua 

Chateado com a eliminação do Brasil na Copa? Então dedique os últimos dias da competição acompanhando a trepidante cobertura do site do Partido da Causa Operária. O leitor poderá apreciar reportagens que vão do “Futebol é pão e circo?” ao “Brasil deixa a Rússia com a cabeça erguida, novamente derrotado pelo imperialismo, mas desta vez não destruído por ele”.

LANCE LIVRE

Um dos  grandes especialistas em etnobotânica do Brasil,  Pedro da Luz será o principal nome do 1º Ciclo de Palestras sobre o Uso Cultural das Plantas, que editora Dantes promove entre os dias 30 e três de agosto. Até o fechamento desta edição, oito mil pessoas haviam se inscrito para a “visita ao gabinete da Marcia”, a famosa assessora do prefeito, quarta, às 10h, no 13º andar do Piranhão.