Jornal do Brasil

Segunda-feira, 16 de Julho de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


Palanques múltiplos

Jornal do Brasil

Já que o campo das esquerdas não parece mesmo que vai topar a ideia de uma grande aliança entre os partidos, o PCdoB resolveu ir à luta. “Não vemos mais problemas em termos palanques múltiplos nos estados”, diz o pré-candidato do partido ao governo, o vereador Leonardo Giordano. O edil de Niterói lembra que o PCdoB lutou até onde pôde para compor essa aliança, mas o isolacionismo do PSOL e a mania do PT achar que tem um mandato divino para liderar as esquerdas, melaram as conversas. A se confirmar essa decisão, é um indício de que ao contrário do que pensa o povo do Roda Viva, Manuela D’Ávila vai mesmo levar a candidatura até o fim. Giordano sabe das dificuldades logísticas do PCdoB mas acredita que terá chances de sucesso eleitoral se conseguir apresentar um programa de ruptura. “A política eleitoral parece fingir que nada está acontecendo no estado”, diz Giordano. “Mas se não houver um programa de ruptura firme e honesto, veremos não só a Assembléia reeleger a maioria dos atuais deputados, como mais um governador do MDB, só que agora escondido no DEM”.

Mineiraço

A Orquestra Petrobras Sinfônica fará domingo, no Pão de Açúcar, um show gratuito para lançar o EP “O Clássico é Futebol”, com novos arranjos para canções como “Pra frente Brasil” e “Fio Maravilha”, entre outros. A iniciativa merece aplauso, mas a data escolhida talvez não tenha sido a mais adequada. Domingo completam-se oito anos da derrota de 7 a 1 para a Alemanha, na Copa passada.

Bola fora

O governador meteu o Pezão pelas mãos. Ao afirmar ontem em Brasília que o MDB do Rio vai mesmo caminhar com Eduardo Paes, Pezão melou meses de uma delicada negociação de bastidores que passava pela nominata proporcional do MDB, hoje reduzido a apenas dois deputados federais. O clã Picciani ficou uma arara.

Mais polícia

Sai amanhã no DO a lista dos 1378 candidatos aptos a ingressar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PM. Por questões logísticas, a formação dos novos PMs será feita por turmas de 500, que serão convocados pelo critério de colocação no concurso de 2014.

Crise, que crise?

Diminuiu o número de famílias que se declarou com dívidas ou contas em atraso em junho no Rio de Janeiro. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor apurada pela CNC. O percentual passou de 25,2% em maio para 23,9% em junho. A queda foi ainda maior quando comparado com as famílias que declararam estar com atraso nos pagamentos em junho de 2017, quando o índice era 30,2% entre os entrevistados. Para a Fecomércio RJ, apesar de discretos, os índices refletem uma melhora no quadro econômico fluminense.

Antes tarde

A Justiça do Rio recebeu enfim a denúncia contra Nostradamus Pereira Coelho, que em 2016 atropelou com sua lancha uma “banana boat”, decapitando uma criança de 10 anos e ferindo outras três pessoas. O acidente aconteceu na Praia do Forte, em Cabo Frio. Nostradamus foi preso em flagrante, mas obteve liberdade provisória e passou a cumprir medidas cautelares, como a proibição de acesso a qualquer embarcação marítima.

Piada pronta

O presidente Michel Temer indicou o engenheiro André Pepitone para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com um sobrenome desses, sem dúvida é o homem certo no lugar certo.

LANCE LIVRE

• A Orquestra Cesgranrio abrirá, sexta-feira, o Festival de Inverno de Petrópolis. Especialista em medicina reprodutiva, o Dr. Luiz Fernando Dale participa da 34ª Reunião Anual da ESHRE, Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Barcelona. 



Tags: eleições, esquerda, pcdob, psol, pt

Compartilhe: