ASSINE
search button

Uma história escabrosa

Compartilhar

Em dezembro de 2012, um grupo de ativistas culturais liderados pela historiadora Isabela  Ferreira, fundou na Lapa, quase ao lado da Escadaria Selarón, a Casa Nuvem, um espaço coletivo de criação. Dois anos depois, aproximou-se do grupo uma ativista transsexual chamada Indianara Siqueira, que pretendia se lançar candidata a vereadora pelo PSOL.  Nos meses seguintes Indianara começou a encher a casa de transsexuais que, segundo ela, estariam em situação de risco nas ruas. “Até que finalmente veio o golpe”, conta Isabela Ferreira. “No início eram acusações tolas de transfobia. Até que começaram as ameaças e casos de agressão. Ela chegou a nos mandar um e-mail dizendo que ia incendiar a casa”. Após uma briga violenta entre integrantes, o coletivo resolveu abandonar o espaço. Isabela mudou-se para a Espanha, de onde soube que seus problemas estavam longe de terminar. É que, apesar de um acordo com Indianara que prometera assumir a administração, o contrato de aluguel continuou em nome da fundadora. As dívidas chegam hoje a mais de R$ 130 mil, fora despesas jurídicas e eventuais reformas do imóvel. Indianara transformou a Casa Nuvem na Casa Nem, uma espécie de abrigo para quase 30 transsexuais. É quarta suplente de vereadora do PSOL e pré-candidata a deputada estadual pelo partido. Isabela reuniu todas as mensagens, documentos e ameaças que recebeu em um grande dossiê que foi entregue ano passado à direção municipal do PSOL. Segundo Carol Castro, presidente estadual do partido no Rio, o caso está sendo analisado “sob sigilo” e encontra-se no momento na Comissão de Ética nacional do PSOL.

La la la la la... 

Pré-candidato do PDT ao governo, Pedro Fernandes faz mesmo de tudo para agradar a direção do partido. Semana passada nomeou para seu gabinete Maria Ines Vigorito Brizola, neta... adivinha de quem? Maria Ines vai embolsar um salário de mais ou menos R$ 2 mil.

Teu passado condena 

Astutos observadores repararam que não houve uma única foto no encontro do DEM em que Eduardo Paes e Cesar Maia aparecessem lado a lado. Em todos os registros há alguém entre eles. A exigência partiu do próprio Cesar Maia.

Verde oliva 

De João Vicente Goulart, filho de Jango e pré-candidato do PPL à Presidência, ironizando as supostas relações do deputado Jair Bolsonaro com o alto comando das Forças Armadas. “Já vi muita coisa nessa vida, mas nunca vi general batendo continência pra ex-capitão”.

O drink da Copa 

O Moscow Mule, um dos drinks que voltaram à moda recentemente, ganhou da sommelier Deise Novakoski uma versão especial para a Copa. O “Mula de Moscou” substitui a vodka por cachaça , acrescenta raspas de laranja e pode ser degustado na Academia da Cachaça.

Sessões fantama 

Uma bancada de ilustres 11 ex-vereadores da Câmara de Arraial do Cabo, teve confirmada sua sentença por improbidade administrativa. Em 2001, durante o recesso parlamentar, os nobres edis receberam pagamentos indevidos por terem participado de sessões extraordinárias que... simplesmente jamais aconteceram. As sessões eram registradas em um livro de ata falsificado. Além de ressarcir aos cofres públicos os valores recebidos e ainda pagarem multa equivalente ao dobro desse valor atualizado, os ex- vereadores permanecem com os direitos políticos suspensos.

Chuva de chinês 

Uma comitiva de 50 cientistas chineses desembarca amanhã na Coppe/ UFRJ. Farão apresentações sobre os avanços tecnológicos que possibilitarão a substituição gradativa de combustíveis fósseis por bioenergia.

LANCE LIVRE

A Casa de Saúde Saint Roman, referência nos casos de transtorno mental e dependência química, completa 49 anos, registrando média de 1.100 internações anuais, tendo já atendido cerca de 70 mil pessoas e realizado mais de 40 mil internações