Jornal do Brasil

Domingo, 24 de Junho de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


É tudo pose

Jornal do Brasil

“É tudo pose, é tudo pose”, gritava Lobão nos anos 80. Quase 30 anos depois, foi exatamente esta a sensação de quem esteve sexta-feira à noite na mansão do deputado Índio da Costa, no alto do Jardim Botânico, em um encontro em torno do pré-candidato do PRB à Presidência, Flávio Rocha. O público, restrito a poucos formadores de opinião, políticos e empresários, proporcionava um ambiente confortável para que o candidato pudesse expor suas ideias. Naturalmente, se ele as tivesse. “Acho que esse candidato veio com defeito”, comentou um marquês, no fundo da sala, enquanto rodava, incrédulo, sua taça de vinho. Flávio por diversas vezes iniciava um raciocínio, mas o deixava inconcluso, emendando uma história na outra, o que incomodou por diversas vezes a seleta plateia. Em um dos momentos de maior destaque, festejou que seu nome crescia nas pesquisas toda vez que era associado à Riachuelo. O que por si só é óbvio. Seria como se Walt Disney achasse que a fama do Mickey era igual à dele. Flávio não ficou uma hora, não aceitou nem um copo d´água e partiu aflito, achando que não teria combustível para seu jatinho. Os participantes saíram com a sensação amarga de que a direita precisa de muito mais do que cambalhotas de marketing para ter uma candidatura competitiva. Mas pra isso é preciso ganhar as ruas, e para ganhar as ruas é bom pelo menos de vez em quando fingir ter preocupações maiores do que apenas com o querosene do jatinho.

Falta até caixão 

Não pode morrer ninguém. Até o fechamento desta edição, a Rio Pax contava somente com sete caixões em estoque. Outros nove estão parados nas estradas. Se nada mudar até o fi m do dia de hoje, haverá um colapso.

Não aprende, querida 

Dilma foi Dilma no evento de ontem que marcou o lançamento da candidatura do deputado Wadih Damous à reeleição. Recusou falar com jornalistas e passou o evento inteiro protegida entre o grupo de petistas VIP. Numa dessas toma um golpe do vice e depois vai dizer que não sabe por quê.

PPP educacional 

A Enel lança amanhã em Niterói um modelo de PPP para educação importado de uma experiência em Fortaleza, Ceará. A empresa bancará “salas criativas” inicialmente em três escolas da rede pública, que serão dotadas da mais alta tecnologia. Cada uma delas será adaptada como miniauditório, uma cinemateca e totens digitais interativos. A ideia é incentivar outros grupos a bancar iniciativas semelhantes.

O mico da vaquinha 

Empresas que achavam que o crowdfunding seria uma das grandes atrações das eleições deste ano deram com os burros n´água. É que para este modelo funcionar, é preciso alto grau de mobilização de apoiadores, o que não acontece no mundo dos currais eleitorais comprados. O campeão de arrecadação por meio desta modalidade continua sendo Marcelo Freixo, que arrecadou mais de R$ 1,8 milhão nas últimas eleições entre 14 mil doadores.

Salve o verde 

A Coppe-UFRJ prepara um grande painel com especialistas para apresentar novidades na utilização de biomateriais na construção civil e na produção de bioenergia a partir de resíduos, no próximo dia 5, Dia Internacional do Meio Ambiente.

Vem com tudo 

O PPS anda empolgado com as eleições do Rio. Amanhã, a cúpula do partido, Roberto Freire à frente, desembarca no Rio para uma reunião com os pré-candidatos do partido. À noite, Freire, o pré-candidato ao governo Rubem Cesar e o ex-ministro Marcelo Calero participam de um ato em Teresópolis em apoio à candidatura de Vinicius Claussen, nas eleições complementares do dia 3.

LANCE LIVRE

Uma comissão especial instituída instituída sexta-feira pelo deputado Dionisio Lins na Alerj terá a finalidade de acompanhar a retomada dos serviços internos nas unidades da CEASA  e monitorar o abastecimento e distribuição de alimentos no estado do Rio. 



Tags: colunista, informe, jan theophilo, jb, jornal do brasil

Compartilhe: