ASSINE
search button

É o caos no laranjal

Compartilhar

Lembram do padeiro que foi nomeado pelo ministro Carlos Marun diretor de uma Reserva Biológica, como antecipou a coluna semana passada? Pois o Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública para anular a nomeação de Emerson Fernandes Lima, dono da Panificadora Rainha do Corumbá, como chefe da Reserva Ecológica do Tinguá, na Baixada Fluminense. A ação, assinada pelo procurador Julio José Araújo Júnior, questiona inicialmente o desvio de finalidade na indicação de Lima para o cargo, pois ele não dispõe das atribuições técnicas exigidas para o exercício da função. Só que as investigações preliminares revelaram um buraco mais profundo do que se imaginava. Nosso padeiro, que foi também assessor de um vereador do PROS, tem nada menos do que oito veículos em seu nome, entre eles caminhões, motos e um possante Camaro 2015. Como os tempos andam sombrios ele (certamente para proteção pessoal) registrou em seu nome uma pistola Taurus 380 (cujo registro expirou em 2012). E a coisa não para por aí. A padaria tem dois processos de execuções fiscais que, somados, chegam a R$ 57 mil. Só esse detalhe já seria motivo suficiente para barrar a nomeação dele. Se no fim das contas o casuísmo político ganhar a batalha e Emerson for confirmado no cargo, será uma estrondosa bofetada na cara de todos aqueles que defendem seriamente o meio ambiente.

Juiz não é deus 1 

Tem juiz no Brasil que não acha que é deus, tem certeza. O advogado Alexandre Calmon foi processado pelo juiz Fabiano Fernando Luzes, da Justiça do Trabalho. Calmon se recusou a fazer um acordo proposto pelo juiz numa audiência de conciliação, e decidiu recorrer da decisão conseguindo, no recurso, tudo o que o magistrado havia negado na primeira instância. Até aí, tudo bem.

Juiz não é deus 2 

Só que o juiz entrou com uma ação no Juizado Especial Cível contra Calmon. Só porque ele, em seu recurso, ao narrar o que aconteceu durante a audiência, disse ter achado que o juiz teria cometido “abuso de autoridade”, assim mesmo, entre aspas, ao tentar forçar um acordo. A OAB foi notificada e já se pronunciou a favor de Calmon.

Classi?cados 

Semana que vem completam-se dois anos que o RioPrevidência tenta passar nos cobres a Ilha de Brocoió, onde fica a residência de veraneio do governador do estado. Ninguém se mostrou interessado. Lá fica o único palacete em estilo normando da América Latina, projetado por Joseph Gire, o mesmo arquiteto do Copacabana Palace. Abandonada, a ilha custa R$ 50 mil/ano para a Secretaria da Casa Civil e hoje só é habitada por um vira-lata.

Samba no pé 

Ciro Gomes  confirmou presença na abertura do I Congresso Nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, dia 28, na Casa França-Brasil. O objetivo do movimento é manter vivas as idéias  do antropólogo, criador do Sambódromo e dos Cieps. Beth Carvalho será uma das atrações da festa.

Ensaboado 

Eduardo Paes garante que não é candidato ao governo mas finge que é uma beleza. Segunda-feira, terá um pé de orelha com o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa. Até onde se sabe o alcaide não está nem aí para carro-elétrico.

Reage, Laranjeiras 

Indignados com a onda de crimes que assola o bairro, moradores de Laranjeiras farão um protesto amanhã no Parque Guinle. Eles querem que a Companhia da PM que guarda os palácios Guanabara e Laranjeiras, formada por cerca de 250 homens, assuma a vigilância também das ruas do entorno destes prédios.

__________

LANCE LIVRE

• Aloysito Maria Teixeira e Carlos Alberto Serpa serão homenageados segunda-feira, às 18hs, no Jockey Clube, pelo Rio Harp Festival.