Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Maio de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


O nome de Bolsonaro

Jornal do Brasil

Jair Bolsonaro encontrou um palanque no Rio para chamar de seu. O clã está fechando um acordo com o deputado Altineu Côrtes, presidente do PR para lançar candidato ao governo o deputado federal e ex-PM Marcelo Delaroli. A lógica é apoiar um nome que tenha forte inserção nas discussões sobre segurança pública, tema que hoje apavora os cariocas. Mas, politicamente, o jogo é outro. Em pesquisas preliminares, o nome de Delaroli sozinho não pontua mais de 1%. Quando ele é apresentado como “o candidato do Bolsonaro”, as intenções de voto sobem para cerca de 15%. O PR começou essa semana uma nova rodada de pesquisas para confirmar de uma vez essa impressão. Bolsonaro está convencido de que não precisa de alianças nacionais para a disputa do primeiro turno, mas por outro lado não pode desdenhar dos eventuais apoios em cada estado, até por pressão dos candidatos proporcionais do PSL.

Em tempo 

A assessoria de Bolsonaro tenta convencê-lo a indicar uma deputada mulher como candidata a vice.

Combate à pedofilia 

Segundo o Instituto de Segurança Pública, nada menos do que 37,4% dos casos de estupro contra mulheres registrados em 2017 tiveram, como vítimas, crianças de até 11 anos de idade. Para combater este e outros tipos de crimes sexuais cometidos contra menores, a Assembleia Legislativa do Rio discutirá hoje a criação de uma Delegacia Especializada de Repressão à Pedofilia no estado.

Polo Abdias 

O AfroReggae fechou uma parceria com o EDUCAFRO pra implantação de um cursinho pré vestibular no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral. Além das matérias curriculares serão implantadas disciplinas como sociologia e antropologia. A preferência do curso é por alunos de escolas públicas, egressos do sistema penal e o público trans. O nome do polo será Abdias Nascimento, político, escritor e ativista dos direitos humanos, morto em 2011.

Bicampeão 

Uma curiosidade sobre o presidente da OAB de Brasília, Juliano Costa Couto, denunciado pelo MP por corrupção, lavagem de dinheiro e pela participação em um esquema de vazamento de informações para o grupo JB&F. Ele foi linha de frente dos advogados que empurraram a OAB nacional para apoiar o impeachment de Dilma Rousseff. Juliano, enfim, contribuiu para duas vergonhas da OAB: a de ter apoiado a derrubada de um governo eleito, sob o manto do combate à corrupção, e agora a de ter o presidente de uma seccional arrolado pro banco dos réus por...corrupção!

Déjà vu 

A rapaziada alegre que orbita em torno de Eduardo Paes anda querendo colocar titica na cabeça dele. Cismaram de convencê-lo a prometer, caso eleito, que será ele o secretário de Segurança. Não custa lembrar que Garotinho já tentou essa cambalhota nos tempos do governo de Rosinha.

Trans Alerj 

O Rio terá este ano um verdadeiro boom de candidatas transexuais a uma vaga no Palácio Tiradentes. São três pelo PCdoB, três pelo PSOL e duas pelo PT. Uma das candidatas é Barbara Ayres, ex-profissional do sexo e militante GLBTQI desde 2007: “minha principal pauta será a inserção das trans no mercado de trabalho”.O Rio terá este ano um verdadeiro boom de candidatas transexuais a uma vaga no Palácio Tiradentes. São três pelo PCdoB, três pelo PSOL e duas pelo PT. Uma das candidatas é Barbara Ayres, ex-profissional do sexo e militante GLBTQI desde 2007: “minha principal pauta será a inserção das trans no mercado de trabalho”. 

Vai, Flamengo 

Vamos falar de eleições que realmente importam? O Instituto PUC divulgou ontem a primeira rodada de pesquisas para as eleições do Flamengo, em dezembro. Em primeiro lugar deu Rodrigo Dunshee de Abranches, com 17%, seguido por Rodolfo Landim, com 16% e empatados na terceira colocação Maurício Gomes de Mattos e Ricardo Lomba com apenas 2%.

___________

LANCE LIVRE

A especialista em transformação profissional, Claudia Klein, palestra, hoje, às 19h, no Ibmec Barra, sobre as novas tendências de gestão e tecnologias.



Tags: artigo, informe, jan, jb, theophilo

Compartilhe: