ASSINE
search button

Juíza na berlinda

Compartilhar

O deputado federal Wadi Damous vai interpelar judicialmente a juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba-PR, a respeito dos critérios para decidir quem pode ou não pode visitar o ex-presidente Lula na cadeia. Wadi achou estranho que após uma semana de seguidas negativas a pedidos de visita, de diferentes políticos e autoridades, a revista VEJA tenha feito uma reportagem sobre como é o cotidiano de Lula, repleta de informações detalhadas sobre a realidade da prisão do ex-presidente. “Só quem esteve lá dentro poderia ter descrito tantos detalhes”, diz Wadi. Na semana passada o deputado recebeu apoio de inúmeros luminares do Direito na sua contenda com a juíza em um manifesto público. Subscrevem-no nomes como Antônio Carlos de Almeida, Pedro Serrando, João Ricardo Dornelles, Giselle Cittadino, Eugênio Aragão e Tarso Genro, entre outros. A briga é boa, e promete durar.

Muro da lamentações 

Apesar de Dario Messer, “o doleiro dos doleiros” brasileiros ter escapado do cerco aos colegas de atividade na operação “Cambio, desligo”, há pelos menos umas 300 pessoas bastante preocupadas com a possibilidade de a Polícia Federal e o Ministério Público Federal conseguirem alcançar o doleiro que dispõe não apenas da dupla cidadania (Brasil e Paraguai) e de trocar figurinhas diretamente com o atual presidente. Horacio Cartes, o homem mais rico do país vizinho, continuará sendo a eminência parda após a posse de Mario Abdo Benítez, do Partido Colorado, partido que comanda no Paraguai. 

Além-mar 

O Favela-Bairro servirá de inspiração para programas habitacionais na Turquia. Representantes do Ministro do Meio Ambiente e Cidades da Turquia entraram em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo com o objetivo de conhecer o programa. Outra área de interesse dos turcos é o Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro. A missão quer ir nos locais onde o projeto foi implantado e recolher dados para replicar a iniciativa. 

De?na justiça

O ex-comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, coronel André Luiz Belloni Gomes, e o major Leonardo Gomes Zuma, ex-comandante da UPP Nova Brasília, participarão de audiência no Tribunal de Justiça do Rio na próxima quarta-feira. Ambos respondem pelos crimes de violação de domicílio e constrangimento ilegal por terem invadido cinco casas no Complexo do Alemão com a justificativa de que as casas eram “locais de crime” ou que estavam abandonadas, o que foi negado pelos moradores. As invasões teriam acontecido entre janeiro e abril do ano passado.

Projeto da discórdia 1 

Um projeto de lei que propõe gratuidade de pedágios para agentes de segurança gerou longo debate sexta-feira na Alerj. O deputado Luiz Paulo (PSDB), contrário à proposta, afi rmou que caso tal sandice fosse aprovada, apresentaria propostas que isentem também os agentes de saúde. Não precisou nem retornar ao gabinete.

Projeto da discórdia 2 

Imediatamente o projeto recebeu 15 emendas, ampliando o benefício para categorias diversas. Além dos professores, servidores das três esferas, guardas municipais e portadores de deficiências teriam direito ao benefício. É a tal história, a Assembléia do Rio quando não está aprontando está fazendo bobagem.

LANCE LIVRE

Jeannette Wing, diretora do Data Science Institute (DSI) da Universidade de Columbia, palestra na Coppe/UFRJ, quarta-feira, sobre o tema Data for Good: Data Science at Columbia. Jeannette é uma das principais defensoras do  Data for Good (Dados para o Bem), que defende o uso de dados de forma ética e justa. O curta-metragem “Não me Deixe Aqui Sozinha”, do cineasta Marcoz Gomez, está entre os finalistas do “VERCINE”, Festival de Cinema da Baixada Fluminense.